Política

Nem Covid-19 impede articulações eleitorais na Região Norte de Alagoas

Por Claudio Bulgarelli com Tribuna Independente 14/04/2020 08h11
Nem Covid-19 impede articulações eleitorais na Região Norte de Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Ao que tudo indica a pandemia do coronavírus, não tem sido capaz de alterar o programa eleitoral em outubro. As eleições municipais tendem a ser mantidas e tem total apoio do Congresso Nacional e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste contexto, a pandemia também não está sendo detendo as articulações políticas da Região Norte de Alagoas, que apesar de não apresentar aglomerações, correm a todo vapor nos bastidores. Por exemplo, todos os prefeitos da região que irão buscar a reeleição, estão enfrentando agora novos nomes que surgem para embaralhar ainda mais ainda o quadro político.

Em Passo de Camaragibe, um nome dado como fora do páreo, ressurge. É que a ex-prefeita Márcia Coutinho decidiu novamente entrar na disputa para o cargo. Com a entrada de Márcia, a oposição fica ainda mais dividida, pois agora já existem quatro pré-candidatos para a disputa de outubro: os vereadores Marquinho do Ademir e Luh Nogueira e as eternas rivais Vânia Câmara, atual prefeita e Márcia Coutinho. Só que além de Marquinho do Ademir e Luh Nogueira, Vânia Câmara e Márcia Coutinho tem mais um duro adversário, a justiça, já que são inúmeros os problemas das duas no âmbito judicial.

Em Jacuípe, o ex-secretário municipal de Saúde, Manoel Domingos Lourenço do Nascimento “Irmão Dédo”, entrou no jogo e confirmou que é pré-candidato a prefeito, pretendendo disputar o cargo majoritário nas eleições de outubro pelo PRTB. Como ele busca ser a terceira via na cidade, tem se mobilizado para filiar novos membros para o quadro do partido. Manoel Domingos busca ser a alternativa para uma disputa que caminha para a polarização entre o atual prefeito Amaro Ferreira Júnior “Júnior Carro Véio” e o empresário Adalberon Emiliano.

No cenário político de Matriz de Camaragibe, o que não falta são lideranças de expressão. Quando se fala em política na cidade, vêm em mente os grupos de Marcos Paulo, o Marquinhos e de Cícero Cavalcante, antigos aliados e hoje rivais, que querem mais uma vez conquistar o mais alto cargo do município. No meio da confusão surge o nome de Dedi Evangelista, atualmente no PSD, que já foi quase tudo e sonha governar o município, se tornando a terceira via. Para isso, Dedi está inserido no grupo de oposição composto por Marcos Félix, o ex-vereador Irmão Josi, a família Dantas, o ex-vereador Júnior Construção, o ex-vereador Leonardo e o ex-prefeito Dr. Washington.

Em Porto Calvo o empresário e ex-prefeito Antônio Carlos da Silva também confirmou que é mais uma vez pré-candidato. Ele disse que veio para mudar o destino da cidade e ainda ironizou a situação do ex-prefeito Carlos Eurico Leão e Lima, “Kaika”, que também pretende entrar na disputa. Como se intitula o líder da oposição contra o atual prefeito David Pedrosa, afirmou que não busca aliança com Kaika e que também descarta totalmente um futuro apoio do político do PSD.

Em Porto de Pedras, o atual gestor, Henrique Vilela, apesar de muitos pré-candidatos se escalando, lidera com folga as intenções de votos para prefeito. Além de Henrique Vilela, o ex-prefeito Rogério Farias também anunciou intenção de ir para a disputa. Correm por fora o nome do candidato derrotado em 2016, Naldinho, além do vereador Dé.

Com mais tranquilidade se encontra o atual prefeito de São Miguel dos Milagres, Rubens Ataíde, que conta com apoio do governador Renan Filho, de vários vereadores e de lideranças, como o ex-prefeito Dino Apolinário. Diante de uma oposição sem um nome definido e totalmente desencontrada, o atual prefeito vai colhendo os frutos de uma administração segura nos últimos 3 anos.

Já em Japaratinga o vereador Severino Luiz dos Santos Neto, o “Silvinho”, desistiu oficialmente de disputar o cargo de prefeito do município do Litoral Norte. O parlamentar disse que divergências no grupo de oposição o levaram a tomar a decisão de cair fora da disputa majoritária em outubro de 2020.