Política

Bolsonaro volta a atacar David Uip, insiste na cloroquina e tropeça no português

Segundo o New York Times, a família de Trump tem investimentos em um fundo cuja maior participação é na Sanofi, empresa que detém a patente do medicamento

Por Revista Fórum 08/04/2020 09h06
Bolsonaro volta a atacar David Uip, insiste na cloroquina e tropeça no português
Reprodução - Foto: Assessoria
O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) voltou a atacar, nesta quarta-feira (8), pelo Twitter, o infectologista David Uip, que também é secretário de Saúde do estado de São Paulo, e a defender o uso da cloroquina no combate ao coronavírus. Bolsonaro diz que “cada vez mais o uso da Cloroquina se apresenta como algo eficaz. Dois renomados médicos no Brasil se recusaram a divulgar o que os curou da COVID-19. Seriam questões políticas, já que um pertence à equipe do Governador de SP?”, pergunta. O presidente ainda tropeça no português ao afirmar que “sempre busquei tratar da vida das pessoas em 1° lugar, mas também se preocupando em preservar empregos (sic)”. “Que Deus ilumine esses dois profissionais, de modo que revelem para o mundo que existe um promissor remédio no Brasil”, encerra. TRUMP É SÓCIO O presidente dos EUA, Donald Trump, também tem insistido no uso da cloroquina, mesmo que não haja estudos que comprovem a eficácia do medicamento no tratamento do novo coronavírus. Em reportagem publicada nessa segunda (6), o New York Times parece ter descoberto um possível motivo: alguns sócios de Trump e o próprio presidente dos EUA teriam interesses financeiros na questão, já que os maiores acionistas da Sanofi, empresa que detém a patente da Cloroquina, incluem uma empresa administrada por Ken Fisher, um dos principais doadores para republicanos, incluindo Trump.

1- Há 40 dias venho falando do uso da Hidroxicloroquina no tratamento do COVID-19. Sempre busquei tratar da vida das pessoas em 1° lugar, mas também se preocupando em preservar empregos. Fiz, ao longo desse tempo, contato com dezenas médicos e chefes de estados de outros países.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 8, 2020 1- Há 40 dias venho falando do uso da Hidroxicloroquina no tratamento do COVID-19. Sempre busquei tratar da vida das pessoas em 1° lugar, mas também se preocupando em preservar empregos. Fiz, ao longo desse tempo, contato com dezenas médicos e chefes de estados de outros países. 2- Cada vez mais o uso da Cloroquina se apresenta como algo eficaz. Dois renomados médicos no Brasil se recusaram a divulgar o que os curou da COVID-19. Seriam questões políticas, já que um pertence a equipe do Governador de SP? 3- Acredito que eles falem brevemente, pois esse segredo não combina com o Juramento de Hipócrates que fizeram. Que Deus ilumine esses dois profissionais, de modo que revelem para o mundo que existe um promissor remédio no Brasil.