Política

18 de fevereiro de 2020 12:19

Ari Areia será o primeiro deputado estadual gay do nordeste

Ele é o primeiro suplente do PSOL na Assembleia Legislativa do Ceará

O ator e ativista da causa LGBT, Ari Areia, será o primeiro gay assumido a ocupar uma cadeira de deputado estadual no nordeste. Ele é o primeiro suplente do PSOL na Assembleia Legislativa do Ceará. Teve 11.326 votos nas últimas eleições e foi apoiado por artistas cearenses como Silvério Pereira e Jesuíta Barbosa, além do ex-deputado federal Jean Wyllys.

Segundo o jornal O Povo, um dos maiores do nordeste, Ari “em breve assume cadeira na Assembleia no lugar de Renato Roseno que vai se licenciar para virar prefeitável”. O deputado estadual Renato Roseno irá concorrer à prefeitura de Fortaleza e tem por tradição abrir espaço para novas lideranças políticas em seu mandato.

Nas redes sociais, assim que a notícia começou a se espalhar no Ceará, o ativista escreveu para os seus seguidores: “o fato é que Renato é, sim, nosso pré-candidato a prefeito e na hora que a data dessa suplência estiver definida, eu vou é avisar para a Bancada Fundamentalista já ir comprando uns remedinhos para dor de cabeça”.

Só em 2020, o Ceará já registrou 11 mortes por lgbtfobia e já soma 27 casos graves de agressões à LGBTs. Está entre os cinco estados brasileiros que mais mata travestis, segundo relatório da Associação Nacional das Travestis e Transexuais (Antra). Foi lá onde ocorreu o brutal assassinato da travesti Dandara, há três anos.

Ao entrar na Assembleia Legislativa do Ceará, Ari Areia também será o único negro a defender as pautas do movimento negro no parlamento cearense.

Fonte: Assessoria / Texto - Marcio Anastácio

Comentários

MAIS NO TH