Política

13 de novembro de 2019 09:25

Servidores estão com salários atrasados

Para tratar da questão e buscar soluções, vereadores de Ouro Branco abordam a situação e pedem acompanhamento do MP Estadual

↑ Atraso no pagamento de salários no município de Ouro Branco atinge os servidores efetivos, contratados e também os aposentados e pensionistas (Foto: Divulgação)

O pedido de suplementação orçamentária e o atraso de dois meses para o pagamento dos servidores públicos serão os principais temas de audiência pública que ocorrerá, na manhã de hoje, na cidade de Ouro Branco, no Sertão de Alagoas.

No último fim de semana, os servidores públicos, principalmente das áreas de educação e saúde, realizaram uma manifestação pelas ruas da cidade, a fim de chamar a atenção da sociedade para o impasse.

O atraso no pagamento de salários atinge os servidores efetivos, contratados e também os aposentados e pensionistas.

A prefeitura alega que o pedido de suplementação orçamentária de 40% resolveria o problema, mas os vereadores de oposição, por outro lado, na semana passada, não aprovaram o projeto enviado pelo Poder Executivo.

Seis dos nove vereadores querem maiores esclarecimentos e pedem o detalhamento dos novos gastos, por meio de planilha que deveria ser enviada à Câmara Municipal. Mas até ontem o novo documento não havia sido encaminhado à Casa Legislativa.

Por conta desse impasse, o Ministério Público Estadual (MPE) foi convidado para intermediar a resolução do problema, por meio da realização de uma audiência pública, marcada para as dez horas desta quarta-feira.

“O atraso no repasse dos salários dos servidores também está afetando o comércio de Ouro Branco, que depende basicamente do poder de compra do funcionalismo público local”, relatam alguns vereadores.

Ainda na noite desta quarta-feira, os vereadores poderão apreciar e colocar em votação o projeto de lei com pedido de suplementação orçamentária e todo o detalhamento acerca da destinação dos recursos financeiros e, com isso, pôr fim ao problema que já dura mais de dois meses.

NOMEAÇÃO

Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Ouro Branco publicou na edição do Diário Oficial do Estado, a lista dos novos servidores públicos nomeados para os quadros efetivos do município.

Os servidores públicos foram aprovados no concurso público realizado em 2016 e desde então aguardavam a nomeação. Os aprovados chegaram a denunciar que o município estavam usando servidores contratados.

Fonte: Tribuna Independente / Davi Salsa

Comentários

MAIS NO TH