Política

18 de setembro de 2019 08:49

Trégua faz trabalhadores dos Correios encerrarem greve

Em Alagoas, os serviços voltam à normalidade esta quarta-feira (18)

↑ Trabalhadores dos Correios em Alagoas encerram greve à espera de julgamento no TST em outubro (Foto: Divulgação)

Após audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) na semana passada, trabalhadores dos Correios e empresa chegaram a uma trégua e a greve da categoria foi suspensa até o julgamento do dissídio coletivo no dia 2 de outubro. Em Alagoas, os serviços voltam à normalidade esta quarta-feira (18). Os trabalhadores entraram em greve no último dia 11.

Segundo Altannes Hollanda, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Alagoas (Sintect), foi o próprio TST que formalizou a proposta que suspendeu a greve.

“O TST colocou que se a greve fosse suspensa até o dia 2, os Correios manteriam nosso antigo acordo coletivo em voga até essa data. Até então, estávamos sem acordo coletivo”, relata o dirigente sindical.

A mobilização de greve foi nacional e volta ao trabalho depende de assembleias em cada estado. A de Alagoas ocorreu nesta terça-feira (17).

Ainda nesta terça-feira (17), os trabalhadores dos Correios realizaram um protesto em frente à sede da empresa no Centro de Maceió para chamar a atenção da população para a privatização da estatal, que está na mira da equipe econômica do governo Jair Bolsonaro (PSL).

As negociações entre a empresa e os trabalhadores começaram ainda em junho. Segundo o Sintect, a proposta apresentada foi a retirada de quase todos os benefícios e reajuste de somente 0,8%, o que foi rejeitado pela categoria.

Fonte: Tribuna Independente / Editoria de Política

Comentários

MAIS NO TH