Política

23 de julho de 2019 08:28

‘Missão China’ vai abrir caminhos para investimentos em Alagoas

Ao TH Entrevista, Fábio Farias fala da viagem de Renan Filho ao país asiático, da relação com os demais poderes e 2º mandato

↑ Jornalista Flávio Gomes entrevista Fábio Farias sobre o planejamento do governo Renan Filho (Foto: Jonathan Canuto)

A expectativa da viagem à China da comitiva do Governo de Alagoas é de que ela gere a vinda de diversas empresas ao estado, criando, inclusive, algumas cadeias produtivas em setores até então mais isolados na indústria local. Em linhas gerais, essa é a ideia da visita ao país asiático, segundo o secretário-chefe do Gabinete Civil Fábio Farias. Em participação no TH Entrevista, ele comenta a ida do governador Renan Filho (MDB) – e membros de seu secretariado – ao outro lado da Terra.

Ainda de acordo com Fábio Farias, a viagem foi articulada através do Consórcio Nordeste, criado em março deste ano. Outros estados já fizeram viagem semelhante.

“A China tem bastante interesse no Nordeste brasileiro. Existe um consórcio dos estados nordestinos em que alguns deles já fizeram essa mesma missão à China. Agora é a vez de Alagoas. Serão diversas reuniões, em Pequim e Xangai”, relata. “A ZTT, empresa de fibra ótica instalada no polo industrial de Marechal Deodoro. Com essa visita, a intenção é que sua planta seja duplicada. Isso pode gerar a criação de uma cadeia com a vinda de outras empresas, inclusive da China. Também haverá reuniões com vários empresários chineses”, completa Fábio Farias.

Entre os interesses de investimentos dos chineses, o secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado aponta o petróleo, gás, hortifrútis, pecuária e transporte.

“Vamos apresentar os incentivos fiscais que Alagoas detém, que são muito importantes e atrativos em relação a outros estados do Nordeste. Fora a presença física, que é muito importante nestas reuniões. Os empresários estão tendo contato com o governador do Estado e parte de sua equipe. Serão 5 dias de trabalho intenso”, diz Fábio Farias.

PODERES

O titular do Gabinete Civil do Palácio República dos Palmares também falou sobre a relação entre os poderes, cuja harmonia e independência são essenciais à democracia.

“São as melhores possíveis, dentro do respeito entre as instituições. Todos muito solícitos às demandas do estado. Os projetos de lei sempre são bens discutidos com os parlamentares, por exemplo. Alagoas é hoje o estado mais transparente do Brasil”, afirma Fábio Farias.

SEGUNDO MANDATO

Questionado sobre o desempenho de segundo mandato de Renan Filho, uma vez que no Brasil ele sempre tendem a ser piores que os primeiros, Fábio Farias  garante que o governador está em ritmo mais acelerado que nos primeiros quatro anos.

“O governador está Está mais forte ainda agora no segundo mandato. Todos os dias ele tem preocupação em ajustar a economia do estado. Assim como a segurança, cujos números seguem sendo reduzidos. Estão fantásticos”, diz o secretário-chefe do Gabinete Civil.

AVALIAÇÃO

Ele também comenta as avaliações positivas que o governo vem tendo em pesquisas de opinião.  “Precisamos seguir para que a sociedade se sinta mais satisfeita. Não podemos entrar na zona de conforto”, diz. A entrevista completa pode ser acessada no portal Tribuna Hoje ou em seu canal no Youtube.

Fonte: Tribuna Independente / Editoria de Política

Comentários

MAIS NO TH