Política

Deputada Alice Portugal recebe representantes da enfermagem em Brasília

Parlamentar reiterou compromisso na luta para derrotar a reforma da previdência

Por Assessoria 19/03/2019 13h08
Deputada Alice Portugal recebe representantes da enfermagem em Brasília
Reprodução - Foto: Assessoria

Representantes da Federação Nacional da Enfermagem (FNE) estiveram em Brasília, na semana passada, para uma série de reuniões, uma delas no gabinete da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA). Para a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal), Renilda Barreto, esse contato direto com os parlamentares é de fundamental importância para os profissionais enfermeiros.

Na ocasião foram discutidos vários pontos, sobretudo no que diz respeito aos prejuízos da Reforma da Previdência à categoria. Os profissionais da Enfermagem perfazem mais de 2 milhões de trabalhadores no Brasil, sendo uma classe constituída majoritariamente por mulheres, que sofrerão os prejuízos mais drásticos caso a reforma seja aprovada.

De acordo com Renilda Barreto, a parlamentar Alice Portugal é uma grande parceira da Enfermagem, e reiterou o compromisso de lutar para derrotar a reforma da previdência do Governo Bolsonaro e capitaneada por Paulo Guedes, que retira os direitos dos trabalhadores com a restrição de acesso a aposentadoria e a redução do valor dos benefícios previdenciários.

A intenção da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 06/2019) é estabelecer a obrigatoriedade da idade mínima para 65 anos para homens e 62 para mulheres e aumentar o tempo de contribuição de 15 para 20 anos, além de retirar do texto constitucional o Sistema de Seguridade Brasileiro. Além disso, o governo também pretende acabar com o pagamento de multa de 40% do FGTS para os trabalhadores que se aposentam e seguem trabalhando na mesma empresa.