Política

14 de fevereiro de 2019 07:56

Alfredo Gaspar trata sobre transparência com vereadores de todo o Brasil

O encontro é promovido pela União dos Vereadores do Brasil

↑ Alfredo Gaspar (Foto: Sandro Lima)

O procurador-geral de justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, vai ser um dos palestrantes do Encontro Nacional de Legislativos Municipais, evento que ocorrerá em Maceió, entre os dias 21 e 23 de março, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Na ocasião, o chefe do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) falará sobre a transparência no Poder Legislativo Municipal.

O Encontro será promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) e vai reunir parlamentares do Brasil inteiro, na capital alagoana, durante três dias seguidos. E caberá ao chefe do Ministério Público fazer a palestra de abertura, no dia 21, às 11h.

“Temos uma experiência bastante exitosa aqui em Alagoas que é o projeto que conseguiu implantar os portais da transparência em todos as Câmaras de Vereadores. Por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça [Caop], do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público [Nudepat] e da Procuradoria-Geral de Justiça conseguimos convencer as mesas diretoras de cada Parlamento sobre a importância de todos os legislativos seguirem as normas previstas na Lei de Acesso à Informação e na Lei de Responsabilidade Fiscal. Todas as casas criaram seus portais da transparência, que são importantes instrumentos de controle social e permitem que o Ministério Público cumpra o seu papel fiscalizador dos gastos públicos. Então, na nossa palestra, vamos compartilhar esse projeto que deu certo e falar da importância da transparência na hora de se gastar o dinheiro”, explicou Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

Segundo o superintendente da UVB da região Nordeste, vereador de Murici Anizão Amorim, o nome do procurador-geral de justiça foi uma unanimidade na hora da escolha do palestrante para fazer a abertura do evento. “O procurador Alfredo já havia participado de uma atividade que a UVB realizou em Brasília. Naquela ocasião, sua palestra foi elogiada pelos centenas de vereadores que lá estiveram. Então, quando estávamos montando a programação e sugerimos o seu nome, todos os organizadores do evento aprovaram de forma imediata. Ele tem know how para falar sobre o tema e, certamente, ajudará os colegas vereadores a atuar da maneira mais correta possível durante sua missão parlamentar”, declarou.

Em paralelo ao Encontro Nacional de Legislativos Municipais, também acontecerá o Encontro Nacional do Fórum da Mulher Parlamentar da UVB, com palestras, eleição e homenagens para as mulheres. O presidente da UVB, anunciou que será realizada a segunda etapa da entrega da Medalha Mulher Destaque Brasil.

Fonte: Tribuna Independente com Assessoria

Comentários

MAIS NO TH