Política

12 de fevereiro de 2019 08:13

Justiça e OAB lançam plataforma para virtualização de processos

Plataforma visa facilitar o acesso dos advogados aos processos no judiciário estadual

↑ Tutmés Airan firmou compromissos junto aos advogados alagoanos (Foto: DICOM/TJ)

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e a empresa Softplan lançam, na próxima sexta-feira (15), às 10h, a nova versão do Sistema de Automação da Justiça (e-SAJ), plataforma eletrônica utilizada para peticionamento e consulta processual. A solenidade será realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), no bairro Jacarecica.

Entre as novidades está o “Painel do Advogado”, que deve otimizar e facilitar o trabalho desses profissionais. “Os benefícios são inúmeros, desde uma responsividade melhor e uma adequação a telefones celulares, até a facilidade de acesso”, explicou o diretor de Tecnologia da Informação do TJ/AL, José Baptista Neto.

Ainda segundo o diretor, as informações estarão dispostas de uma forma mais organizada, e os advogados terão uma ferramenta de trabalho mais potente. “A usabilidade que o servidor e o magistrado do Tribunal de Justiça têm através da plataforma o advogado também passará a ter”, destacou José Baptista, ressaltando que, além do andamento processual, os advogados receberão lembretes de audiências e informações sobre peticionamentos pendentes.

“Todas essas informações estarão disponíveis em um único local, de fácil visualização, com cores diferentes e boa leitura. Isso vai trazer uma produtividade bem maior. Com certeza o Judiciário ganha e também a população em geral”, avaliou.

Virtualização

Desde outubro de 2014 não entra na Justiça alagoana nenhum processo físico. De acordo com o presidente do TJ/AL, Tutmés Airan, a virtualização trouxe mais agilidade e segurança na tramitação processual. Ainda segundo o desembargador, o novo e-SAJ é fruto de uma conversa com os advogados, que apresentaram sugestões durante audiência realizada no Tribunal de Justiça de Alagoas, em janeiro deste ano.

“Essa é uma ferramenta fundamental porque ela virtualizou o acesso do advogado à máquina Judiciária. A ideia é facilitar a vida do advogado e, consequentemente, o acesso das pessoas à Justiça”.

PAINEL

O presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, também destacou os benefícios da plataforma. “Ela é fundamental para o exercício da advocacia. O e-SAJ diminuiu distâncias e facilitou o trabalho dos advogados. Conseguimos uma agilidade muito maior na tramitação dos processos e agora com o ‘Painel do Advogado’ vamos ter uma espécie de escaninho virtual. Essa agilidade é fundamental nesse contexto corrido em que vivemos”.

Principal ferramenta para os advogados, o painel foi pensado para facilitar e organizar o acesso às informações suportando fluxos de trabalho de forma eficiente. Agora, todas as pendências relativas aos processos estão agrupadas em um único lugar e organizadas de acordo com os prazos. Além disso, permite o acesso facilitado aos serviços de peticionamento eletrônico, consulta processual e aos autos do processo.

Fonte: DICOM TJ

Comentários

MAIS NO TH