O senador Renan Calheiros (MDB-AL) reuniu imprensa, amigos e convidados na noite desta quinta-feira (17), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas, na orla de Maceió, para o lançamento de seu novo livro, “Democracia Digital”. O evento teve início às 19h. Marcaram presença no local diversas autoridades políticas alagoanas, como o governador Renan Filho e os deputados federais Marx Beltrão (MDB) e Paulão (PT).
Na obra, Renan Calheiros mistura o estilo de literatura de cordel com postagens em suas redes sociais e alguns dos seus mais importantes discursos nos últimos meses. Em conversa rápida com o senador na chegada ao evento, Renan Calheiros comentou com a reportagem da Tribuna sobre a disputa pela presidência do Senado neste ano de nova gestão do Governo Federal.
“É um processo que está em aberto. Os partidos estão discutindo até o final do mês quem são os candidatos”, disse o senador. Muito aclamado pelo grande público presente no hotel, o senador dirigiu-se ao salão de eventos do Ritz para iniciar a sessão de autógrafos.
Após a sessão de autógrafos, o senador Renan Calheiros afirmou à Tribuna que a ideia de escrever o livro surgiu após conceder uma entrevista à revista Veja. “Escrevi o livro para que, no futuro, as pessoas saibam como aconteciam as coisas na política alagoana e tenham um registro histórico”, disse Calheiros.
O governador de Alagoas, Renan Filho, afirmou à reportagem que se sente muito seguro quando vê o pai, Renan Calheiros, interagindo com a população nas redes sociais, pois se percebe que há um representante do Senado que está atualizando-se com as novas mídias e fazendo disso um canal de comunicação com o povo brasileiro. “A ideia de misturar o cordel com a tecnologia é um contraponto muito interessante, pois se mistura o tradicional com o moderno”, disse o governador.
O deputado Paulão afirmou que o tema do livro é atual, pois as mídias sociais estão interferindo diretamente na política. “É um livro de extrema importância para o contexto atual da política. Então, além de ser amigo do senador, também estou aqui pelo conteúdo da obra para prestigiar seu lançamento”, afirmou.
“As mídias sociais podem ser positivas para a democracia. Ajudam muito. Porém têm o lado negativo quando divulgam as fake news [notícias falsas] e acabam, dessa forma, atrapalhando a democracia”, concluiu Paulão.
Confira, abaixo, o programa Pauta Extra sobre o lançamento do livro:
https://www.youtube.com/watch?v=23dlwmSnjzA&feature=youtu.be
Livro
A obra, desde as primeiras páginas de apresentação, trata de política e da nova realidade pós-eleição de 2018 em todos os detalhes e traz relatos, revisita postagens nas redes sociais e traz interpretações de Renan Calheiros sobre a conjuntura política. Constrói, a partir dos discursos, realizações parlamentares, pontes de conhecimento que enfatizam o diálogo entre a comunicação política digital e a representação democrática.
Atento às redes socais, o senador Renan Calheiros tem aberto novos canais de participação à população no ambiente online. Impresso pela gráfica do Senado, o livro de Renan terá entre 1.000 e 2.000 exemplares para serem distribuídos. Cada senador tem direito de mandar imprimir, sem custos, livros com fatos relacionados ao exercício da função.
Fotos: Edilson Omena