Política

Setembro Amarelo reforça debate sobre prevenção ao suicídio

Audiência pública acontece no próximo dia 10 de setembro, às 9h30, na Associação Comercial de Maceió

Por Assessoria 08/09/2018 09h01
Setembro Amarelo reforça debate sobre prevenção ao suicídio
Reprodução - Foto: Assessoria

Buscando dar luz ao mundo obscuro dos suicídios em Alagoas e no Brasil, a vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Maceió, Tereza Nelma, promoverá um debate acerca do tema, em uma audiência pública no próximo dia 10 de setembro, às 9h30, na Associação Comercial de Maceió. A data faz alusão ao Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio, instituído pela Lei Municipal nº 6.732/2018, de autoria de Tereza.

Com o tema “Suicídio: falar é a melhor solução”, a proposta é quebrar o tabu e debater o crescente número de suicídios, tratando dos seus índices, causas e, principalmente, da prevenção. O debate mobilizará o Poder Público, profissionais, instituições e sociedade civil.

“Fico feliz por me unir com pessoas que, assim como eu, tem  a coragem de falar sobre um assunto ainda difícil de debater em sociedade. A Organização Mundial da Saúde aponta que 90% dos suicídios podem ser evitados quando essas pessoas buscam ajuda. E nos reuniremos justamente para isso, ajudar! Além disso cobraremos celeridade na implantação dos Planos Estadual e Municipal de Prevenção ao Suicídio, tão necessários para coibir esses tristes índices”, finalizou.

Dados do último relatório do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Geral do Estado (HGE) apontam que, em 2017, somente nesta unidade, houve 324 atendimentos relacionados as mais várias formas de tentativas de suicídio. Desse, 194 pacientes foram do sexo feminino e 130 do sexo masculino.

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a partir de dados do Mapa da Violência, 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou seja, uma a cada 45 minutos. São quase 800 mil vítimas por ano.

DEMANDAS

Após a primeira audiência pública, realizada em setembro de 2017, Tereza Nelma realizou solicitações, provenientes de demandas apresentadas do encontro. Mas até agora não obteve respostas.

Uma delas foi ao secretário de saúde de Maceió, Tomaz Nonô, pedindo celeridade na implantação do Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio. Há um ano, na referida audiência, o representante da pasta informou que o plano já estava pronto e aguardava apenas uma data para ser divulgado. Hoje, 12 meses depois, nada foi apresentado. No último dia 20 de junho desse ano, Tereza Nelma reiterou o pedido, solicitando urgência nessa demanda, mas da mesma forma, não houve resposta.

Ainda segundo a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Maceió, após a mesma audiência, em setembro de 2017, também foi encaminhado à prefeitura uma indicação de sua autoria solicitando a construção de uma coberta para a Ponte do Reginaldo, que liga os bairros do Farol e do Feitosa. A proposta é inviabilizar o local para o alto índice de tentativas de suicídios na região. Mas, infelizmente, ainda não houve sinalização do poder público para tal.