Política

Tribunal Regional Eleitoral discute combate às notícias falsas

Desembargadores se reuniram em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral do Estado, para solicitar apoio à população

Por Davi Salsa com Tribuna Independente 16/06/2018 08h47
Tribunal Regional Eleitoral discute combate às notícias falsas
Reprodução - Foto: Assessoria

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) promoveu na última sexta-feira (15), no auditório do Fórum da Comarca de Arapiraca, mais uma reunião regionalizada com a participação de juízes, promotores eleitorais e representantes dos órgãos de segurança pública.

No encontro, o presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques, tratou de três questões importantes para as eleições deste ano: os cortes no orçamento do tribunal e as mudanças no quadro das zonas eleitorais, as notícias falsas nas redes sociais, denominadas fake news, e a suspensão do voto impresso.

“Devido a essas mudanças, é fundamental estarmos mais próximos para ouvir e debater as necessidades de cada região”, afirmou Malta Marques, que estava acompanhado do vice-presidente do Tribunal, Pedro Augusto Mendonça, e do diretor-geral do TRE/AL, Maurício Omena.

Também participaram da reunião em Arapiraca, o assessor jurídico Edney dos Anjos e do ouvidor regional eleitoral Orlando Rocha.

O presidente Malta Marques disse que a Justiça Eleitoral em Alagoas está atenta ao uso e a propagação de notícias falsas durante a campanha política.

Ele pediu o apoio dos juízes e promotores eleitorais para o trabalho em parceria com os meios de comunicação. “Acredito que cada um aqui conhece uma rádio ou outro meio de comunicação que possa reforçar esse trabalho do tribunal no esclarecimento da população”, salientou o presidente, reafirmando a importância da autofiscalização para inibir a prática da fake news na campanha este ano.

No caso da suspensão do voto impresso, o presidente disse que o custo seria muito alto para o Tribunal Regional Eleitoral.

Malta Marques revelou que, das 6.614 sessões, os recursos financeiros somente dariam para atender 339 locais, ou seja, apenas 5% das sessões existentes na capital e no interior de Alagoas.

“Essas reuniões regionais são muito importantes para que possamos unificar cada vez mais as nossas ações, porque temos o compromisso com uma eleição segura, ágil, transparente e com imparcialidade”, reforçou Malta Marques.

Este mês, a reportagem da Tribuna Independente também repercutiu com advogados eleitorais sobre a suspensão do voto impresso para estas eleições, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Marcelo Brabo e Luciano Guimarães consideram que a urna eletrônica é segura e que um dos problemas das eleições no país está no próprio eleitor que acaba vendendo seus votos durante a campanha política ou até mesmo às vésperas do pleito.

DADOS

Em Arapiraca, após os dados atualizados pelo Regional Eleitoral, no mês passado, a 22ª e a 55ª zonas eleitorais somam 141.264 eleitores que estão aptos a votar nas 421 seções e nos 48 locais de votação no pleito que ocorrerá no próximo mês de outubro.