Política

15 de junho de 2018 08:16

Belém tem mais eleitores que habitantes

Município conta com o total de 4.691 eleitores – com ou sem cadastro biométrico – e com 4.453 habitantes

↑ Belém, no Agreste de Alagoas, tem mais eleitores que habitantes (Foto: Reprodução)

A cidade de Belém, Agreste de Alagoas, possui 238 eleitores a mais que habitantes. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município conta com o total de 4.691 eleitores – com ou sem cadastro biométrico – e com 4.453 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2017.

A situação da cidade chegou a ser encaminhada ao TSE para avaliação de necessidade ou não de revisão do eleitorado.

Segundo a assessoria de comunicação do Ministério Público (MP) Eleitoral, esse tipo de situação ocorre em todas as eleições e o órgão é convocado a dar parecer sobre o assunto. “Mas este ano ainda não apareceu nada por aqui”.

“Em Belém já teve apuração feita pelo promotor eleitoral de lá, diretamente com o juiz eleitoral”, completa a assessoria de comunicação do MP Eleitoral.

NORDESTE

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou estudo em que aponta 52 cidades no Nordeste com mais eleitores que habitantes – em Alagoas, somente Belém –. Dessas, 16 são do Rio Grande do Norte; doze na Paraíba.

“A maior disparidade ocorre em Cumaru (PE), com 3.396 eleitores a mais que habitantes. Em seguida, Severiano Melo (RN), com diferença de 2.999. O Estado com maior número de eleitores é a Bahia, com um eleitorado de 10,2 milhões, correspondendo a 26,44% do total. O Pernambuco, em segundo lugar, possui 6,5 milhões e consiste em 16,82% do total”, relata a CNM.

Ainda de acordo com a Confederação, o estudo se baseou em estatísticas do TSE, que aponta “38,8 milhões de eleitores aptos a votar estão na Região Nordeste em 2018. Se comparado com a estimativa populacional mais recente do IBGE de 57,2 milhões de habitantes na Região em 2017, então os eleitores consistem em 67,74% da população residente”.

No Brasil, há 231 cidades com mais eleitores que habitantes. Minas Gerais é o estado com mais cidades: 75; seguido de São Paulo, com 29; e Santa Catarina, com 20 municípios.

“A maior disparidade ocorre em Canaã dos Carajás (PA), que tem 3.857 eleitores a mais que habitantes”, completa a CNM.

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Amaral

Comentários

MAIS NO TH