Política

16 de maio de 2018 07:09

Arapiraca tem mais de 141 mil eleitores

Município ganhou cinco mil novos eleitores em pouco mais de um ano

↑ Arapiraca (Foto: Reprodução)

 

Em apenas um ano e sete meses, o município de Arapiraca ganhou mais cinco mil novos eleitores.

No último pleito, ocorrido em outubro de 2016, o município contava com 135.998 pessoas aptas a votar.

Após o recadastramento, encerrado no último dia nove deste mês de maio, o número passou para 141.264 eleitores em todo o município, que possui uma população de 232.671 habitantes, conforme dados atualizados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Arapiraca, Alberto Alencar, o segundo maior colégio do estado recebeu 5.266 novos eleitores.

Ele revela que o município conta com 421 seções e 48 locais de votação. A 22ª Zona, com a nova atualização, passou a ter 89.169 eleitores, e a 55ª Zona com 52.095 eleitores.

Alberto Alencar destaca o cartório ofereceu, até o último dia nove, o cadastramento biométrico para o eleitor que mudou de endereço ou desejou transferir o título eleitoral, como também para quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno, que este ano será no dia 7 de outubro.

Ainda de acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Arapiraca, a procura foi maior para a emissão do primeiro título para jovens com idade entre 16 e 18 anos.

Outro detalhe importante é que, a partir deste ano, o título eleitoral de uma pessoa transgênero trará apenas o nome social com o qual ela se identifica, e não terá o nome da certidão de nascimento.

Em Arapiraca, o percentual de mulheres aptas a votar, em 2016, foi de 55,27%, enquanto o de homens ficou em 44,73%.

“Os números ainda estão sendo atualizados pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas devem ficar na média anterior”, esclarece.

Alberto Alencar acrescenta que, até meados de junho, o TRE/AL deve iniciar a convocação dos mesários que irão trabalhar, no primeiro e segundo turnos, no segundo maior colégio eleitoral de Alagoas.

Fonte: TribunaHoje / Davi Salsa

Comentários

MAIS NO TH