Política

Salinização da água prejudica população

Problema está ocorrendo em Piaçabuçu e classe política busca soluções

Por Texto: Carlos Victor Costa com Tribuna Independente 08/12/2017 08h09
Salinização da água prejudica população
Reprodução - Foto: Assessoria

As consequências da estiagem prolongada fizeram com que o Rio São Francisco perdesse força na divisa de Alagoas e Sergipe, permitindo que o mar avançasse sobre a água doce. O fenômeno, que é conhecido como salinização, está transformando o ecossistema da região e prejudicando a população ribeirinha do município de Piaçabuçu, que fica a 135 quilômetros de Maceió.

A água que abastece a cidade com cerca de 18.000 habitantes vem causando hipertensão e problemas de pele e nos rins dos moradores. A situação já vem se alastrando há alguns anos e para tentar resolver essa situação definitivamente, uma comissão de vereadores do município se reuniu na última quinta-feira (7), com deputados na Assembleia Legislativa para procurar uma solução que acabe com o sofrimento da população.

Como líder da comissão está o presidente da Câmara de Piaçabuçu, o vereador Kayro Castro (PRB) conversou com a reportagem da Tribuna Independente. Segundo o parlamentar, os vereadores do município já pleitearam sobre o problema com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e o Governo do Estado, conseguindo na justiça decisões liminares favoráveis ao povo de Piaçabuçu, mas que acabaram não sendo cumpridas pela Casal.

“A água chegou a um ponto de está com tanto sal que você não tem nem como mais tomar banho com ela. A água além de não ser potável para o consumo, ela não oferece condições para você beber, nem cozinhar. Chegou a um ponto que passou anos e ninguém tomou providência. A gente tenta pelos meios administrativos, mas estes já foram esgotados. A gente chegou ao momento que teve que fazer uma manifestação tranquila e pacífica. O intuito é chamar a atenção das autoridades”.

Frente Parlamentar vai cobrar soluções

Na Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Bruno Toledo (Pros), foi o responsável em intermediar a reunião com outros parlamentares para tratar exclusivamente da salinização em Piaçabuçu.

“Nós sabemos que a Assembleia tem como maioria dos deputados da base do governo. A gente espera o apoio deles em conjunto com o governador. Tem gente que está coletando água do bueiro do esgoto para fazer uso e o sal vem ferindo a pele da população”.

Toledo disse que a reivindicação é antiga e justa e que a Casa Legislativa enquanto poder fiscalizador irá procurar respostas para resolver o caso.

“A população de Piaçabuçu está há mais de três anos sem acesso à água potável. Uma Frente Parlamentar precisa articular junto a Casal qual a medida emergencial e qual é a solução definitiva para a população de Piaçabuçu”, defende.

O líder do governo na ALE, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB) garantiu que o Estado vem investindo no abastecimento de água de Piaçabuçu.

“Inclusive tem uma obra que deve ser concluída em 60 dias que vai buscar água a 9 km acima do ponto de hoje. Isso era imprevisível a gente pensar que o mar iria invadir tanto o rio. A Casal me garantiu hoje que essa obra vai suprir essa carência no município. Estou marcando uma reunião na próxima semana com os vereadores e uma parte da população de Piaçabuçu com a Casal.  Estamos empenhados nesse caso. O governo também está”.

Ainda na quinta-feira (7), indignados com a falta de soluções, moradores de Piaçabuçu fecharam a Rodovia AL-101 em protesto contra a falta de medidas em prol da população.