Política

Carimbão quer 50% de Fundo Partidário para reeleição

Para o deputado, são os deputados eleitos que geram recursos para o partido

Por Tribuna Independente 22/09/2017 08h10
Carimbão quer 50% de Fundo Partidário para reeleição
Reprodução - Foto: Assessoria

O deputado federal Gilvado Carimbão (PHS) parece ter encontrado uma solução para que os parlamentares tenham recursos para suas campanhas, já que com a reforma política o financiamento privado (aquele feito pelas empresas) foi probido.

Na terça-feira (19), o parlamentar alagoano apresentou apresentou projeto de lei que destina no mínimo 50% dos recursos do fundo partidário aos próprios deputados.

Carimbão, líder do PHS na Câmara, propôs que 80% dos recursos oriundos do fundo para financiar todas as candidaturas, e desse montante 50% seria especificamente “às campanhas de reeleição de seus candidatos a deputado federal”.

Detalhe: a distribuição do valor seria feita de acordo com a votação de cada parlamentar na eleição anterior.

A justificativa do deputado federal é que o fim do financiamento privado ainda que tenha provocado avanços, ele deixou uma problema na forma de financiar as eleições sem onerar o contribuinte. E como solução, ele apresentou o projeto de Lei dos recursos dos fundos partidários para que ele seja aplicado efetivamente aplicado nas campanhas eleitorais.

No entendimento do parlamentar são os deputados eleitos que geram esses recursos para o partido, então, nada mais justo que ele possa ajudar nas campanhas eleitorais.

Para ele, o fundo partidário é suficiente para bancar as atividades das campanhas eleitorais, deixando claro que esse dinheiro não dá para comprar votos, como alguns parlamentares querem.

Caso seja aprovado pelos deputados, o projeto ainda precisaria passar pelo Senado e pelo Palácio do Planalto – que teriam que disputar os outros 30% do fundo para campanhas com deputados estaduais, governadores e candidatos novatos à Câmara Federal.

Desde que o financiamento privado foi proibido mais de 21 projetos de lei já foram apresentados na Casa.