Política

PF deflagra operação para apurar mal uso de recursos públicos em Olivença

Shows musicais da festa de emancipação política do Município teriam sido superfaturados

Por Ascom/PF 21/09/2017 10h24
PF deflagra operação para apurar mal uso de recursos públicos em Olivença
Reprodução - Foto: Assessoria

A Polícia Federal (PF) em Alagoas está desencadeando, na data de hoje, ação policial denominada “Operação Miolo de Pote”, com o cumprimento de 7 Mandados de Busca e Apreensão 6  de Condução Coercitiva expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL), nos municípios de Olivença, Santana do Ipanema, Petrolândia/PE, Jardim/CE e Fortaleza/CE.

Segundo a assessoria de comunicação da PF em Alagoas, a investigação policial teve início com a instauração de inquérito policial para apurar indícios de malversação de recursos públicos pela gestão municipal de Olivença, tendo em vista fatos noticiados em gravações de conversas obtidas fortuitamente numa investigação que tinha objeto distinto do sobredito fato.

“Após representação da autoridade policial, o Poder Judiciário de Alagoas deferiu o compartilhamento das referidas evidências, permitindo o desenvolvimento de nova investigação, a qual logrou identificar fortes indícios das práticas de desvio de recursos da Prefeitura Municipal de Olivença, por intermédio de pagamentos superfaturados de shows musicais para a festa de emancipação política do município, ocorrida em fevereiro de 2017 e realocação de postes para instalação em imóvel pertencente ao atual gestor municipal”, explica a assessoria de comunicação da PF em Alagoas.

Está sendo utilizado um efetivo de 40 policiais federais da Superintendência Regional da PF de Alagoas, com apoio de unidades em Pernambuco e no Ceará, para execução das medidas judiciais.

“Confirmados os indícios através de outras diligências, foi apresentada ao TJAL representação pelas medidas judiciais que estão sendo cumpridas neste momento”, completa a assessoria da PF.

O material arrecadado será levado à Superintendência Regional de Polícia Federal em Alagoas, onde será analisado posteriormente. 

MIOLO DE POTE

“Miolo de Pote” é uma expressão popular do nordeste brasileiro que significa “conversa vazia”, “conversa besta”.