Política

"Nunca se discutiu tanto Alagoas", diz secretário do Gabinete Civil

Fábio Farias avalia os avanços do Estado durante o governo Renan Filho

Por Tribuna Independente 19/09/2017 07h43
'Nunca se discutiu tanto Alagoas', diz secretário do Gabinete Civil
Reprodução - Foto: Assessoria

A campanha “Alagoas 200 anos” nunca gerou tanta discussão sobre a história do Estado. Essa avaliação é de Fábio Farias, secretário de Gabinete Civil do Governo do Estado, durante entrevista ao Portal Tribuna Hoje, em mais uma edição do TH Entrevista.

“Nunca se discutiu, se estudou, tanto Alagoas como em 2017. Iniciamos nossa campanha na virada do ano. Durante esse período realizamos vários seminários, chás de memorias e palestras. Discutimos história de alagoanos ilustres. O balanço que fazemos é positivo e segue [campanha Alagoas 200 anos] até dezembro de 2017”, comenta Fábio Farias.

Ele adiantou que o governador Renan Filho (PMDB) incluiu a Virada Cultural – realizada no último final de semana, entre os dias 16 e 17 – no calendário de evento do estado.

“A Virada foi um momento de comemoração do bicentenário. Foi bonito, com mais de 100 atrações. Procuramos não só a musicalidade, mas os folguedos, culinária, artesanato. Procuramos expor toda  acultura alagoana em Jaraguá. Diante do sucesso, o governador anunciou que a virada cultural entrará no calendário de Alagoas, e coincidirá sempre com a data da emancipação”, diz o secretário de Gabinete Civil.

Fábio Farias também comentou sobre a reunião com os ex-governadores de Alagoas que ainda estão vivos.

“Nós reunimos, no dia 16, da Emancipação, com todos os ex-governadores vivos: Fernando Collor, Moacir Andrade, Ronaldo Lessa, Manoel Gomes de Barros e Teotonio Vilela. Geraldo Bulhões e Guilherme Palmeira não puderam comparecer por questões de saúde. Lá discutimos as raízes de Alagoas”, pontuou o secretário de Gabinete Civil do Governo de Alagoas.

Mensagens de liberdade e inclusão

Segundo Fábio Farias, o Governo do Estado, quer passar aos alagoanos a mensagem de liberdade ainda na campanha “Alagoas 200 anos”. Para isso, Um evento será realizado no local onde ficava o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

“É outro evento que vai ocorrer para passarmos a mensagem da liberdade: racial, politica e de expressão. Simbolicamente, queremos fazer essa homenagem à liberdade”, diz.

Outra mensagem que se quer passar até o final do ano, ressalta o secretário de Gabinete Civil, é o da inclusão social.

“O Governo imagina que num estado pobre como Alagoas, nos 200 anos não poderíamos deixar de passar uma mensagem de inclusão social. O Programa nas grotas de Maceió, com a ONU [Organização das Nações Unidas], é a expressão dessa mensagem”, comenta.

SÃO FRANCISCO

O trajeto pelo Rio São Francisco feito pela equipe do Governo do Estado durante os festejos do bicentenário. Além da questão política, houve também, de acordo com Fábio Farias, encaminhamentos concretos para tratar da situação do rio.

“O rio está muito assoreado. E em Penedo, com o governador de Sergipe presente, houve a ideia de discutir tecnicamente soluções para o rio e apresentar ao Governo Federal. É algo que envolver todos os estados por quais o São Francisco passa”, explica.

A comitiva do Governo do Estado embarcou em Piranhas e desceu o Rio Francisco até Piaçabuçu, onde se encontrou com ribeirinhos.

“Só conseguimos fazer o trajeto porque o navegador que conduziu a embarcação é muito bom, experiente”, comentou o secretário Fábio Farias.