Política

Câmara aprova projeto de Benedito de Lira sobre ampliação da Codesvasf

Medida havia sido aprovada no Senado há um ano

Por Tribuna Independente 14/09/2017 07h36
Câmara aprova projeto de Benedito de Lira sobre ampliação da Codesvasf
Reprodução - Foto: Assessoria

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto do senador Benedito de Lira (PP) que amplia área de atuação da Codevasf em Alagoas.

Desde o ano passado, o projeto já havia sido votado no Senado e foi enviado para a Comissão da Constituição da Justiça da Câmara.

Devido ao caráter terminativo, a aprovação do parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça foi suficiente para o projeto estar pronto para ser sancionado pelo presidente da República. Foi decisiva a atuação do deputado Arthur Lira (PP) na CCJ. Com a experiência de quem já presidiu a CCJ, Arthur Lira conseguiu acelerar a tramitação.

O senador Benedito de Lira garantiu estar satisfeito com a aprovação. “A iniciativa permite que 80% dos municípios alagoanos sejam atendidos pela Codevasf”, lembra.

O senador explicou que, a partir do momento em que o presidente da República sancionar o projeto, os prefeitos de Alagoas vão poder trabalhar em parceria com a Codevasf.

De acordo com o senador alagoano, um dos benefícios será de natureza ambiental, já que a Codevasf possui longa experiência em trabalhos de recuperação e despoluição de rios.

Progressivamente, serão realizadas ações de restauração de matas ciliares, dragagem dos leitos dos rios Mundaú, Paraíba e todos os demais rios que formam as principais bacias hidrográficas, especialmente as mais conhecidas como as Lagoas de Mundaú, Manguaba e Jequiá.