Política

Renan Filho volta a criticar medidas de Michel Temer

Para governador, Governo Federal deprime economia e gera prejuízos ao Nordeste

Por Tribuna Independente 05/09/2017 07h44
Renan Filho volta a criticar medidas de Michel Temer
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho (PMDB) voltou a tecer críticas ao presidente da República, Michel Temer (PMDB). Em entrevista para a imprensa, durante o lançamento do Programa Rural Legal, o chefe do Executivo disse que os atos praticados pelo Governo Federal estão deprimindo o país economicamente.

Ao ser questionado pela reportagem da Tribuna Independente de que forma isso estaria afetando Alagoas, o governador ressaltou que todo o Brasil estava sendo prejudicado e pontuou, no que para ele, seriam práticas equivocadas adotadas pelo governo federal.

“Está afetando o Brasil com 14 milhões de desempregados, com a mudança da taxa de juros de longo prazo do BNDES que vai encarecer os empréstimos a pessoas físicas e jurídicas e vai reduzir muito os investimentos. Ao reduzir os investimentos você reduz a expectativa de crescimento no futuro”, avalia.

De acordo com o governador, o mais pobre também vem sendo afetado por conta dos cortes do programa Bolsa Família e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Afeta também quando intensifica a agenda de retirada de aposentadorias e de pensões de maneira que tudo isso reunido, diminui a renda das pessoas e ao diminuir a renda, diminui o consumo e quando isso ocorre desemprega também no comércio, no setor de serviços. Isso tudo reunido tem feito o Brasil viver uma crise muito dura, que não se apresenta com solução no curto prazo, sobretudo, pelas práticas adotadas, além disso, os investimentos diretos do governo federal têm sido reduzidos”, explicou.

PREJUÍZOS

Sem dizer que poderia ser uma retaliação do governo federal ao Nordeste, por ser essa uma das regiões que Temer aparece com um alto índice de rejeição, Renan Filho ressaltou a falta de investimentos na região nordestina, lembrando que “o Nordeste sempre teve um papel muito importante no sentido de garantir investimentos”.

“Não é só em Alagoas. Isso está acontecendo em quase todo o Nordeste, em outros estados do Brasil também, só que o Nordeste brasileiro sempre recebeu em proporção da sua receita mais investimentos do governo federal, que ninguém se engane que é logico que o governo federal não tem um papel hegemônico nos investimentos do estado de São Paulo”.

Para o governador, o déficit fiscal continuado vem crescendo e isso pode afetar ainda mais os estados.

“Esse ano já era grande e eles agora estão tentando votar uma nova meta fiscal ampliando em R$ 20 bilhões o rombo, isso é claro que está deprimindo o país economicamente”.

Sobre como o Estado vem fazendo para suprir essa crise, Renan Filho afirmou que o governo estadual tem feito justamente o contrário do federal.

Segundo ele, Alagoas é o estado no Brasil que fez os maiores superávits fiscais do país.

“A gente mantém salários em dia, faz concurso público e mantém nossos investimentos no maior patamar do Nordeste. Em todas as áreas. Se a gente observar, o maior conjunto de investimentos da Saúde está sendo feito justamente agora na crise. Quando pouca gente acreditava que isso poderia acontecer”.