Política

Discurso pró-Lula ecoa nos municípios

Após passagem do ex-presidente em Alagoas, aliados não poupam críticas às medidas tomadas por Michel Temer

02/09/2017 08h56
Discurso pró-Lula ecoa nos municípios
Reprodução - Foto: Assessoria

A caravana do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve em Alagoas e já deixou algumas marcas políticas em um ano que antecede as eleições para deputado estadual e federal, senador e o próximo mandatário da República.

O discurso de Lula proferido nos municípios de Penedo, Arapiraca e em Maceió seguem ecoando em outras cidades por aliados do ex-presidente. Alguns registros de críticas mais fortes às medidas do atual presidente Michel Temer (PMDB) já foram evidenciados pelo público e eleitorado nos municípios de Santana do Ipanema, Belém, Taquarana, Mar Vermelho e Batalha. Os responsáveis pelo tom mais enfático contra Temer são o senador Renan Calheiros (PMDB), o deputado Givaldo Carimbão (PHS) e o próprio governador Renan Filho (PMDB), que ao seu modo, destaca que o Estado tem recebido pouca atenção do governo federal em relação ao envio de recursos.

Publicamente, os três demonstram que a relação junto a Michel Temer parece distante de uma reaproximação. O ex-presidente do Senado, por exemplo, faz questão de listar que Temer vem provocando um desmonte em uma série de programas sociais que afetam diretamente o trabalhador e a população mais pobre do país.

“O programa Luz Para Todos, o Minha Casa, Minha Vida, a Farmácia Popular, sofreram drásticas reduções de investimentos. Quem perde com isso, obviamente, é a população mais pobre. O governo Temer cortou o auxílio de mais de 20 mil famílias que recebiam o Bolsa Família”, declarou o senador em um de seus discursos no interior do Estado.

Calheiros fez questão de ressaltar o encontro que teve com o ex-presidente Lula no momento de sua passagem por Alagoas. O senador deixava claro que as conquistas sociais e avanços na área da educação foram obtidos no mandato presidencial do petista.