Política

PDT avalia nesta sexta retorno à base de apoio do governador Renan Filho

Entendimento pode acontecer devido afastamento de Michel Temer

Por Tribuna Independente 25/08/2017 07h39
PDT avalia nesta sexta retorno à base de apoio do governador Renan Filho
Reprodução - Foto: Assessoria

A executiva do PDT em Alagoas tem uma reunião agendada para esta sexta-feira (25) com a ex-prefeita de Maceió, Kátia Born e um grupo aliado a ela que está de saída do PSB após a polêmica com o atual presidente da sigla no estado, o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC. 

À Tribuna no último dia 10, Born tinha adiantado sobre a possibilidade de ingressar no Partido Democrático Trabalhista. 

Na mesma reunião, o PDT vai avaliar também uma possível reaproximação com o governo de Renan Filho (PMDB). A informação foi confirmada pelo deputado federal Ronaldo Lessa, que também é vice-presidente regional Nordeste do partido.

De acordo com Lessa, inicialmente a pauta seria apenas com a Kátia Born e o grupo dela, mas que ao entender o distanciamento do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho, do presidente da República, Michel Temer, foi marcado esse encontro. Ele confirmou que há a possibilidade de reaproximação.

“A [direção] nacional estava vetando a aproximação da gente por conta do governo Temer, mas como a posição do Renan Calheiros e Renan Filho é cada vez mais distante do presidente, teremos essa conversa. Na última reunião que tivemos em Brasília com a  nacional do partido descartamos a linha de veto de se aproximar dos dois. Eu apenas informei que a relação mudou. Não há aquele impedimento. Isso foi afastado diante da posição que eles estão tomando, sobretudo, o governador Renan Filho”.

À Tribuna, Lessa admitiu que um dos obstáculos que impedia a reaproximação do partido com o governo de Renan Filho e também com o senador Renan Calheiros era o fato dos dois serem do PMDB.

O deputado ressaltou também que outro empecilho é a questão municipal.

O PDT atualmente faz parte da gestão do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB).

“Outra coisa que atrasou também foi a questão da reforma política. Na verdade, não vamos discutir  espaços no governo, porque não há um convite oficial”, ressaltou Lessa. 

Convite foi feito pelo governador em dezembro

O deputado Ronaldo Lessa acrescentou também que o único convite feito por Renan Filho para que o PDT voltasse para compor a base do governo foi em dezembro do ano passado.

Ele deixou a entender que só bastaria um novo convite do governador para que a legenda voltasse a apoiar o peemedebista.

“A gente vai discutir e avaliar se o PDT, já que a nacional não ver obstáculo, se com o desempenho que o Renan Filho vem tendo, permitiria, se for o caso do governador voltar a me chamar, como ele já fez uma vez”.

Segundo Lessa, o partido recebeu o convite, mas entendeu que não era o momento oportuno para retornar para base de Renan Filho. 

“O Rui não tinha nem reassumido. Eu ficar nos dois lugares poderia dar uma interpretação oportunista. Agora, já são oito meses depois da eleição e as coisas estão caminhando.  Então vamos avaliar, o que não quer dizer que nada vá ser decidido em hipótese alguma. A reaproximação existe. A relação entre a gente tem sido muito boa”.

Havendo o acordo, esta será a segunda passagem do PDT no governo e na base de Renan Filho. O Partido fez parte do início da gestão de Renan Filho.