Política

Comissão de Ciência e Tecnologia debate instalação do Pólo Tecnológico de Jaraguá

De acordo com deputado, reunião desta sexta foi satisfatória e produtiva

25/08/2017 20h59
Comissão de Ciência e Tecnologia debate instalação do Pólo Tecnológico de Jaraguá
Reprodução - Foto: Assessoria

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Informação, da Assembleia Legislativa de Alagoas, realizou reunião extraordinária nesta sexta-feira (25) para discutir questões relacionadas ao Pólo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (Tics), que está sendo instalado no bairro de Jaraguá. Na pauta, o avanço das obras do prédio – que já consumiu cerca de R$ 17 milhões –, e irá abrigar empresas de tecnologia, a reativação do Comitê do Parque Tecnologico e, principalmente, o modelo de gestão que deve ser implantado no Tics.

A reunião, convocada pelo presidente da CCTI, deputado Rodrigo Cunha (PSDB), contou com a participação do deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), da deputada Jó Pereira (PMDB) – que integram a comissão – do secretário de estado da Ciência e Tecnologia, Regis Cavalcante, além de representantes do setor privado, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Sebrae, e do Conselho de Jovens Empreendedores de Maceió.

De acordo com o deputado Rodrigo Cunha, a reunião foi satisfatória e produtiva, tendo em vista que tratou de um assunto específico, o Pólo Tecnológico de Jaraguá, que na opinião do parlamentar, após a conclusão, pode gerar um novo “ecossistema produtivo” para o Estado. “Fazendo fomentar uma nova cultura de investimentos e gerar emprego, renda e fazer com que os jovens tenham mais oportunidades. Temos um pólo que já consumiu mais de R$ 17 milhões na sua estrutura e ainda não se tem uma expectativa para entrega”, observou Cunha, informando que após a reunião foram definidos alguns encaminhamentos como visitas in loco.

O secretário de Ciências e Tecnologia, Régis Cavalcante, disse que o Governo do Estado se coloca à disposição para tentar equacionar todas as demandas levantadas pelos setores interessados e firmou o compromisso de reativar o Comitê Gestor do Pólo. “Entre as decisões do governador Renan Filho está a implementação desses pólos. Porque ele (Calheiros) entende que isso é um viabilizador do empreededorismo, da oportunidade de emprego, desenvolvimento e da produtividade do Estado”, informou Cavalcante. “Baseado nisso, é que firmamos um compromisso de reativar o Comitê Gestor do Pólo, para que possamos criar essa expectativa e partir para a prática e fazer a inauguração da estrutura física do Pólo de Jaraguá”, assegurou o secretário.

Durante a reunião, o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Alagoas (Assespro/AL), Luciano Santana, fez um relato sobre o histórico do pólo. “A obra está, de certa forma, bem adiantada, o prédio está prestes a ser inaugurado, mas o problema que preocupa o setor produtivo é com relação ao modelo de gestão. A Comissão da Assembleia vai facilitar esse entendimento”, disse Santana, destacando a sensibilidade do secretário Régis Cavalcante em reativar o Comitê Gestor do Pólo de Jaraguá.