Política

22 de agosto de 2017 07:42

Ex-presidente Lula chega nesta terça-feira a Alagoas

Primeira cidade no Estado a ser visitada pelo petista será Penedo

Até a tarde desta segunda-feira (21) a correria para deixar tudo pronto para a chegada do ex-presidente Lula dava a tônica na direção do PT em Alagoas. A principal liderança petista chega ao estado às 16h pela cidade de Penedo, após fazer a travessia do Rio São Francisco.

Alagoas é o terceiro estado a ser visitado por Lula de sua caravana pelo Nordeste, cujo início foi na Bahia no último dia 17. Segundo o presidente do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa, diversas caravanas de cidades do interior do estado devem se dirigir aos locais onde serão realizados atos com o ex-presidente Lula.

Além de Penedo, Arapiraca e Maceió recebem o petista.

“Não é possível prever o tamanho da mobilização para os atos com o presidente Lula, só o que dá para dizer é que ela está sendo feita”, comenta Ricardo Barbosa.

Assim que chegar a Penedo, Lula comanda um ato público direcionado aos ribeirinhos. nesta quarta-feira (23) ele chega a Arapiraca e vai receber o título doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); logo em seguida, participa de ato público na Praça Ceci Cunha. À tarde ele chega a Maceió e se dirige ao Clube Fênix Alagoana, no Centro.

“Os atos na Praça Ceci Cunha em Arapiraca e no Clube Fênix são abertos, mas o de Maceió, por ser em local fechado, terá um limite de pessoas para entrar no local e será direcionado aos movimentos sociais, mas qualquer simpatizante pode participar. Se tiver muita gente do lado de fora, colocaremos um telão”, explica Ricardo Barbosa.

Partido espera bom senso dos adversários

Por onde quer que esteja, Lula gera manifestações de amor e ódio. Nos últimos anos isso tem se acirrado mais por conta do domínio das ações da operação Lava Jato e da forma como a imprensa nacional cobre a investigação, especialmente em relação ao petista.

O presidente do PT em Alagoas pontua que há, sim, o receio de conflito nos locais onde serão realizados os atos com o ex-presidente. No entanto, ele pondera que é preciso haver bom senso daqueles contrários ao petista.

“Esse receio há em todos os lugares aonde o presidente Lula vai, ainda mais diante da forma como a ‘mídia golpista’ o trata, gerando ódio. No entanto, é preciso ter bom senso para evitar qualquer tipo de confronto, o que não queremos de jeito nenhum. Os opositores de Lula têm direito a se manifestar, mas é prudente que não o façam nos mesmos locais onde as atividades da caravana serão realizadas”, diz.

Ele destaca que já houve reuniões com a cúpula da segurança pública do estado para garantir a tranquilidade nos atos de Lula em Alagoas.

“Já fizemos algumas reuniões, inclusive com o comando da Polícia Militar que nos garantiu a segurança dos atos”, comenta.

RENAN FILHO

O governador Renan Filho (PMDB) deverá participar de uma das atividades de Lula em Alagoas, mas, segundo a Secretaria de Estado da Comunicação ainda não ficou definida qual será.

Além dele, outras lideranças políticas devem participar dos atos com o ex-presidente. Nome certo é o do senador Renan Calheiros (PMDB).

 

Fonte: Tribuna Independente

Comentários

MAIS NO TH