Política

Francisco Tenório articula derrubada de veto a aumento de salário do governador

Matéria não foi apreciada nesta quinta-feira (17) por falta de quórum

Por Tribuna Independente 18/08/2017 07h50
Francisco Tenório articula derrubada de veto a aumento de salário do governador
Reprodução - Foto: Assessoria

Com a chegada do veto do governador Renan Filho (PMDB) ao Projeto de Lei que reajusta o salário dele e do vice-governador, Luciano Barbosa (PMDB) em 6,29%, o idealizador do PL, deputado Francisco Tenório (PMN) agora vai arregimentar votos para a derrubada do veto, que foi lido na sessão de ontem (17) passará pela CCJ e deverá ser apreciada em plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na próxima semana.

O projeto acabou não sendo apreciado por falta de quórum. A ALE contou com a presença de apenas oito deputados.

Por telefone, Tenório, disse à reportagem da Tribuna Independente que recomendou a leitura do veto. Ele ainda explicou que agora a matéria será encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça.

“A CCJ deve começar a trabalhar nessa questão na próxima terça-feira [22] e pode analisar ainda próxima semana se mantém ou rejeita o veto”, informou Tenório.

O parlamentar disse também que já articula a derrubada do veto.  Segundo ele, o veto não atrapalha apenas o salário do governador, mas também se dá ao dos delegados de polícia, dos fiscais de renda e de alguns coronéis que, segundo o parlamentar, estão tendo seus salários achatados há três anos sem receber aumento nenhum porque bate no teto do Executivo. 

“É tentar arregimentar forças no plenário para derrubar o veto. Eu conversei muito com o governador, que me disse que diante da crise financeira que estava vivenciando o país hoje ele achava que não devia receber aumento de salário e que iria vetar por isso, vetou. Entendo a posição dele, mas eu também peço que ele entenda a posição dos funcionários públicos, fiscais, delegados. Conversando com os deputados, estou acreditando muito que a gente tem condições de derrubar o veto”.

O projeto do reajuste ao salário do governador foi aprovado em plenário em 20 de julho.