Política

Uncisal: todos os candidatos à Reitoria atuaram na gestão Rozangela Wyszomirska

No entanto, reitora não apoia nenhuma das candidaturas

Por Tribuna Hoje 15/08/2017 10h06
Uncisal: todos os candidatos à Reitoria atuaram na gestão Rozangela Wyszomirska
Reprodução - Foto: Assessoria

A eleição para a Reitoria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), tratada como consulta à comunidade universitária, ocorrerá no dia 30 de agosto em todos os campi, na capital e no interior. Pela primeira vez, as eleições para reitor estão sendo disputadas por candidatos que não são apoiados pela Reitoria.

Porém, um fato chama a atenção na eleição deste ano: mesmo sem o apoio da atual reitora Rozangela Wyszomirska, todos os três candidatos atuaram em postos-chave e de confiança de suas gestões. Ou seja, todos ocuparam cargos e ganharam destaque a partir da atual gestão.

Mesmo antes de viver um momento dentre os mais difíceis de sua carreira como gestora – a condução coercitiva pela Polícia Federal por causa da operação Correlatos, na semana passada –, a reitora Rozangela Wyszomirska já havia anunciado que não apoiaria nenhuma das candidaturas que disputam sua sucessão.

Três chapas disputam a reitoria da Uncisal: a Chapa 1 é encabeçada pelos professores Célio Fernando de Souza Rodrigues e Quitéria Maria Wanderley Rocha; a Chapa 2 é composta por Henrique de Oliveira Costa e Ilka do Amaral Soares; e a Chapa 3 é liderada pelos professores Almira Alves dos Santos e Euclides Maurício Trindade Filho.

Segundo informações de bastidores, divergências com as três chapas fizeram a reitora Rozangela Wyszomirska não apoiar ninguém nesta eleição, decisão que teria sido adotada por ela ainda no ano passado.

Candidatos participaram de gestão Wyszomirska na Uncisal

O candidato à reitor pela Chapa 1, Célio Fernando de Souza Rodrigues, foi gerente de pós-graduação da Uncisal entre os anos de 2009 a 2010, cargo de confiança da gestão da reitora Rozangela Wyszomirska.

Entre 2013 a 2017, Célio Fernando foi pró-reitor de Extensão da Uncisal, afastando-se da função em maio de 2017, para concorrer ao cargo de reitor.

Já o candidato pela Chapa 2, Henrique Oliveira Costa, atuou com empenho na atual gestão da Uncisal, tendo ocupado a gerência  geral do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) entre 2009 e 2012.

O SVO é uma Unidade de Apoio Assistencial da UNCISAL, instituída em 2007. De atuação estratégica, o posto é ocupado por profissionais de perfil técnico, que atuam em consonância com a administração da Universidade.

A candidata da Chapa 3, Almira Alves, foi vice-reitora da Uncisal entre 2009 e 2013, coordenou na gestão Rozangela Wyszomirska o processo de avaliação geral instituição. Universitários, técnicos administrativos e professores puderam, neste processo, avaliar itens como: “planejamento”, “desenvolvimento institucional”; “políticas acadêmicas”; “políticas de gestão” e “infraestrutura”; inclusive por meio de um aplicativo disponível no “Play Store”.