Política
AMA reúne prefeitos e INSS para explicar nova plataforma
"INSS Digital" deve garantir análise de solicitações de aposentadoria em único dia
Foi realizada na manhã desta segunda-feira (14), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), uma reunião para explicar o funcionamento do “INSS digital”, nova plataforma do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A promessa é que o recurso vai agilizar a análise de aposentadoria para um único dia.
Segundo Edgar Barros, gerente do INSS em Alagoas, os trabalhadores que desejem se aposentar não mais precisarão se dirigir até uma agência do órgão. “Tudo será feito na própria empresa ou nos sindicatos e prefeituras. Através dessa plataforma, toda documentação é enviada ao INSS e o prazo para o término da análise da solicitação, que hoje é de até 45 dias por força de lei, será concluída em um”.
Ainda de acordo com Edgar Barros, as atuais agências físicas do INSS não serão fechadas.
“Estamos, inclusive, expandido o número de agências aqui em Alagoas. Atualmente temos 40 e temos mais três em vias de criação. A plataforma ‘INSS Digital’ só dará mais agilidade às solicitações de aposentadoria, seja às empresas, seja aos trabalhadores”, afirma o gerente do INSS em Alagoas.
O presidente da AMA, Hugo Wanderley, ressalta que mesmo os municípios que com regime previdenciário próprio possuem forte relação com o INSS e, portanto, é de interesse dessas localidades investir na aplicação da nova plataforma.
“Só para ter uma ideia, na minha cidade, Cacimbinhas, o INSS injeta mais dinheiro na economia que o FPM [Fundo de Participação dos Municípios]. Em se tratando de servidores das prefeituras, os comissionados e terceirizados fazem parte do regime geral da previdência”, diz Hugo Wanderley.
INSS DIGITAL
O INSS Digital pode ser acessado pelo endereço eletrônico: meu.inss.gov.br e a primeira fase de expansão da plataforma envolve 300 agência em todo o país.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas