Política

Por causa de disputa interna, PSB pode sofrer debandada em Alagoas

Kátia Born, ex-presidente do partido em Alagoas, confirmou a saída

Por Tribuna Independente 10/08/2017 07h31
Por causa de disputa interna, PSB pode sofrer debandada em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

A disputa entre Kátia Born e o deputado federal JHC pela presidência do PSB, em Alagoas, ganhou mais um capítulo. Após se reunir com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, no final do mês passado, a ex-prefeita de Maceió se encontrou com lideranças políticas filiadas à sigla no Estado e a decisão da maioria é de sair do partido.

À Tribuna, Kátia falou da situação e explicou o motivo da debandada do PSB em Alagoas. Segundo ela, maioria dos filiados não aceitam JHC na presidência do partido.

“Na reunião que eu tive com o presidente nacional do partido na semana passada, ele me pediu para continuar no partido, pois o período era difícil e o partido estava passando por um momento que podia perder uns 10 deputados e que eu aceitasse o JHC na presidência. Garantiram ainda que eu ficaria com a presidência municipal. Daí, eu disse que faria reuniões em Maceió com os segmentos, diretórios e depois responderia. Fiz uma reunião e eles não aceitam o JHC como presidente”, disse.

A reunião, segundo Kátia, foi com representantes de 50 diretórios do partido. Ela ainda informou que vai ter uma reunião com os vereadores na próxima semana para poder dar uma resposta ao presidente Carlos Siqueira.

Kátia disse também que não tem nada acertado com o PDT. Ela ressaltou que apresentou a proposta feita pelo presidente nacional, mas que o problema é que ninguém confia no deputado JHC.

“Estou escutando todos os segmentos do partido porque são 33 anos de legenda. Então, não posso sair sozinha e deixar todo mundo. Apresentei a proposta do Carlos Siqueira. O problema não é proposta, ninguém está atrás disso. O problema é que as pessoas, depois da traição que o JHC fez, depois das eleições municipais, não confiam nele. Ninguém quer ficar no partido conhecendo o JHC e ficar sob a tutela dele. O problema é a confiança. Eu também não tenho confiança nele. Mas, se a base toda aceitasse ficar, eu ficaria”, acrescentou.

Inácio Loiola ressalta que segue rumo de Kátia Born

Apontado como um dos dissidentes do PSB, o deputado estadual Inácio Loiola, confirmou para a Tribuna que vai deixar o partido. Segundo o parlamentar, não existe mais clima para continuar.

Ele ainda criticou JHC, ao dizer que como único parlamentar que representa a legenda na Assembleia Legislativa do Estado deveria ter tido uma atenção melhor do presidente estadual da sigla.

“Com absoluta certeza não continuo. Até por conta que hoje quem dirige o partido aqui no estado é o deputado JHC e eu sou o único deputado estadual  aqui e até hoje ele nunca deu um telefonema dizendo que queria ter uma conversa comigo”.

Loiola destacou ainda que o projeto é seguir exatamente o que a maioria determinar e completou “nós somos daqueles que seguimos a nossa grande líder, a nossa presidenta que é a Kátia Born”.

O parlamentar ainda confirmou que o partido mais cotado para os dissidentes do PSB é o PDT, que de acordo com Loiola procurou eles para acertar essa mudança.

A reportagem tentou ouvir o deputado JHC. Apesar de visualizar as mensagens no WhatsApp, o parlamentar não respondeu até o fechamento desta edição.

O embate entre Kátia e JHC teve início, após o deputado ter sido escolhido para a presidência estadual do PSB. À época, a ex-prefeita de Maceió alegou ter sido vítima de um complô que a tiraria da presidência antes do fim do mandato.