Política

TJ decide que nova data para eleição da Uveal deve ser marcada

Ação foi impetrada por Diomedes Rodrigues, nome do PSDB na disputa

Por Tribuna Independente 21/07/2017 08h50
TJ decide que nova data para eleição da Uveal deve ser marcada
Reprodução - Foto: Assessoria

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas rejeitou na quinta-feira (20) por unanimidade, recurso da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) contra a suspensão da eleição para a nova diretoria da entidade.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (21) pelo vereador Diomedes Rodrigues, do município de Pão de Açúcar (PSDB), candidato a presidente.

Segundo ele, autor da ação que suspendeu a votação, agora a entidade terá que fazer o procedimento eleitoral obedecendo rigorosamente o estatuto.

Para Diomedes, o importante nesse processo todo, que se arrasta há mais de quatro meses, é resgatar a credibilidade da União dos Vereadores de Alagoas e unir os vereadores em torno de uma proposta que tire a entidade do “marasmo político”. “Andamos o estado inteiro, nos reunimos nas câmaras, levantamos as demandas e criamos uma pauta onde a Uveal volte a ser protagonista das decisões políticas em Alagoas”, defendeu.

VÍCIOS

Entre as irregularidades apontadas pelo tucano para a suspensão da eleição, ele destaca a formação da Comissão Eleitoral sem a presença de vereadores, a convocação do pleito feita por essa comissão e não pela presidência da Uveal, e até mesmo o rito para essa convocação em desacordo com o que reza o estatuto. Diomedes também diz que há irregularidades na atual mesa diretora.

“Continua a presidir a Uveal um ex-vereador que deixou o mandato no ano passado”, criticou, afirmando que isso caberia, pela ética, a renúncia”. “A nossa entidade perdeu espaço político, credibilidade e até mesmo a legitimidade de defender a causa dos vereadores”, pontuou Diomedes Rodrigues.

“Esperamos que agora cumpra-se a decisão judicial e a União dos Vereadores de Alagoas possa voltar a firmar-se no contexto político do estado”, acrescentou.

A eleição segue suspensa até  que desembargador Pedro Mendonça, relator da ação, determine sua realização em conformidade com o estatuto da entidade.