Política

Assembleia Legislativa reajusta salário de Renan Filho em 6,29%

Aumento servirá para aumentar vencimentos de outras categorias, a exemplo de delegados e fiscais de renda

Por Tribuna Independente 21/07/2017 08h22
Assembleia Legislativa reajusta salário de Renan Filho em 6,29%
Reprodução - Foto: Assessoria

Em duas sessões extraordinárias, os deputados aprovaram nesta quinta-feira (20) na Assembleia Legislativa do Estadual (ALE), o Projeto de Lei da Mesa Diretora que reajusta os salários do governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa (PMDB) em 6,29%.

O reajuste será dividido em duas parcelas e tem como finalidade corrigir o salário dos delegados de polícia, fiscais de renda e coronéis da Polícia Militar de Alagoas sem ferir o teto do Executivo.

Sendo assim, a primeira parcela de 3,15 % em junho e 3,14% no salário de dezembro este ano, exatamente da mesma forma que o aumento foi concedido aos servidores públicos do Estado.

O deputado Rodrigo Cunha (PSDB) que havia pedido o adiamento da votação da matéria na última sessão ainda em junho, antes do recesso parlamentar votou favorável pela aprovação. Ele sugeriu que o governador Renan Filho congelasse o seu reajuste, concedendo apenas para as categorias que estavam com seus vencimentos defasados.

“Naquela oportunidade era um projeto que eu desconhecia e jamais iria votar de imediato. Ao analisar, vi que ele traz um efeito, de consequente, aumentar o salário de alguns outros cargos cujos quais têm o meu reconhecimento. Essas categorias também precisam ser valorizadas. Mas, aproveito para sugerir ao senhor governador que numa atitude nobre que seu salário possa permanecer congelado”.

Seguindo a linha de Cunha, o deputado Bruno Toledo (Pros), que também se posiciona como um parlamentar independente, fez a mesma sugestão de congelamento do salário do governador.

É de conhecimento público que Renan Filho pretendia vetar o reajuste, que de fato não deve acontecer principalmente se depender do deputado Francisco Tenório, que defende a correção dos salários.