Política

Em Alagoas, Renan Calheiros volta a criticar Michel Temer

Senador reafirmou a sua posição contrária às reformas trabalhista e previdenciária e voltou a elogiar Lula

Por Tribuna Independente 19/07/2017 07h46
Em Alagoas, Renan Calheiros volta a criticar Michel Temer
Reprodução - Foto: Assessoria

O senador Renan Calheiros (PMDB) voltou a criticar a gestão de Michel Temer (PMDB) na Presidência da República durante a entrega de ambulâncias pelo Governo do Estado, realizada ontem (18). Ele reafirmou sua posição contrária às reformas trabalhista e previdenciária.

“O governo assumiu uma agenda única, que é a agenda que massacra o trabalhador, que penaliza ainda mais os estados mais pobres no Norte e Nordeste. À frente do Congresso, eu havia proposto uma agenda que tratava de todos esses pontos, mas na ótica do equilíbrio entre patrão e empregado, e não sob a ótica da punição, da penalização do trabalhador”, afirma.

Para o parlamentar, o país vive o pior momento de sua história. “Esse é o pior momento da vida nacional. A política está muito exposta. Ontem [segunda-feira, 17], o jornal El País falou da supremacia que o Poder Judiciário tem exercido na democracia brasileira”.

Ele também criticou a terceirização, que classificou como “exagero”, e que ela vai gerar reflexos no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Fazer isso num momento em que o país tem 15 milhões de desempregados é muito ruim porque vai aumentar o desemprego e vai permitir a empregadores, com empregados há bastante tempo, demitam e contratem outros salários menores. A terceirização sem critérios, podendo abranger qualquer setor, vai obrigar o trabalhador a trabalhar mais, a ganhar menos, a adoecer mais. Vai criar mais consequências ao SUS”, diz.

O peemedebista elogiou Lula (PT) e afirmou que o petista foi condenado sem provas por Sérgio Moro, no processo do tríplex de Guarujá. Para ele, a decisão visa a eleição de 2018.

“As testemunhas disseram que o triplex estava sendo preparado para o presidente Lula. O fato não significa dizer que o imóvel era dele. Você condenar e, ao condenar, tentar tirar do processo eleitoral uma pessoa com a representatividade do Lula é muito ruim. Na democracia, o povo é quem julga”, argumenta.

Lula virá a Alagoas em agosto, diz senador

O senador Renan Calheiros confirmou a vinda do ex-presidente Lula a Alagoas no mês de agosto. O petista inicia caravana por cidades do Sertão nordestino no dia 16. Ao todo, vinte delas devem ser visitadas.

O parlamentar alagoano disse que irá acompanhar Lula “com muita satisfação”.

“O presidente Lula, depois de Getúlio Vargas, foi o maior presidente que o Brasil já teve, que governou no momento de prosperidade. Ele resolveu coisas fundamentais, como a ascensão da massa salarial, o aumento do poder aquisitivo do salário. Eu, no Senado, também colaborei em muita coisa para que isso acontecesse”, afirma Renan Calheiros.

BOLSA FAMÍLIA

O peemedebista também comentou sobre o Bolsa Família, criado por Lula, e voltou a criticar Michel Temer pelas recentes exclusões de beneficiários do programa.

“Isso é muito ruim porque é um programa social que nasceu para cumprir um papel específico, que tirou o Brasil do mapa da fome. E agora o país está correndo o risco de voltar para ele [mapa da fome]”, diz Renan Calheiros.

ESTREITEZA

Para o parlamentar, Michel Temer adota política estreita e que isso retira as condições de governar o país.

“Eu acho que o presidente da República tem, paulatinamente, perdido as condições para governar o Brasil. E essa agenda única é uma estreiteza inadmissível. O Brasil precisa de uma agenda ampla que passe uma convergência das relações, diminua os conflitos, a divisão da sociedade, para que volte a crescer”, afirmou o senador.