Política

Governo de AL orienta técnicos para elaboração da Lei Orçamentária para 2018

Peça orçamentária será desenvolvida por meio do Siafe, novo sistema de gestão do Governo

Por Agência Alagoas 10/07/2017 15h24
Governo de AL orienta técnicos para elaboração da Lei Orçamentária para 2018
Reprodução - Foto: Assessoria

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), deu início, nesta segunda-feira (10), às orientações para elaboração do Orçamento de 2018, que agora passa a ser desenvolvido por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado (Siafe). O treinamento se estende até o dia 13 de julho e ocorre na unidade administrativa da Secretaria da Fazenda, em Jacarecica.

Mediadas por analistas da empresa responsável pela plataforma, as capacitações relativas ao sistema também contam com o acompanhamento de técnicos das Superintendências de Orçamento Público (SOP) e de Planejamento e Políticas Públicas (Suplan) da Seplag. O intuito é auxiliar os gestores do Estado no período de implementação da ferramenta, que deve reunir, em um só espaço, os procedimentos orçamentários, contábeis e financeiros da administração pública local.

“O intuito do Siafe é justamente integrar e facilitar procedimentos como os utilizados para a elaboração da Lei Orçamentária Anual, do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da execução financeira e orçamentária do Estado como um todo, que anteriormente eram realizados em plataformas diferentes. O momento é de tornar tudo mais claro para que consigamos dar início, já dentro do sistema, ao desenvolvimento do Orçamento de 2018”, explica o superintendente da SOP, Wagner Sena.

De acordo com o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, o treinamento é essencial para alinhar conhecimentos entre os técnicos e disseminar, cada vez mais, a prática de uma elaboração orçamentária mais integrada e que esteja dentro das possibilidades dos cofres públicos.

“A fase de implementação do Siafe é mais uma oportunidade para que possamos discutir e aperfeiçoar as metodologias e diretrizes utilizadas na elaboração da peça orçamentária. Essa maior proximidade que o momento proporciona é indispensável, principalmente porque temos adotado medidas que viabilizem o ajuste fiscal e, nesse ponto, precisamos estar alinhados, falando a mesma língua”, reforça o secretário do Planejamento e Gestão.