Política

Lula depõe na Justiça Federal em SP em ação em que Gleisi é ré

Ex-presidente é testemunha de defesa de Gleisi Hoffmann, no processo em que ela é ré na Lava Jato

Por G1 07/07/2017 11h10
Lula depõe na Justiça Federal em SP em ação em que Gleisi é ré
Reprodução - Foto: Assessoria

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depôs na Justiça Federal de São Paulo na manhã desta sexta-feira (7). Ele é testemunha de defesa da senadora Gleisi Hoffmann, no processo em que ela é ré na Lava Jato.

O depoimento estava marcado para começar 9h30. Lula foi o primeiro de três pessoas a prestar depoimento, segundo a assessoria do Fórum. O ex-presidente estava acompanhado do advogado Cristiano Zanin. Ele depôs por cerca de meia hora e saiu por volta de 10h, sem falar com a imprensa.

Após Lula, quem depôs foi Ivo Correa, assessor especial de Gleisi quando ela chefiava o Ministério da Casa Civil. Beto Vasconcelos, ex-secretário da Casa Civil, que seria ouvido na sequência, foi dispensado. As testemunhas deixaram o fórum à 10h20. Os depoismentos foram colhidos pelo juiz Ricardo Rashid, designado pelo ministro Edson fachin, relator da Lava Jato.

Gleisi, o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Krugler, ligado ao casal, respondem por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo o processo no Supremo Tribunal Federal, Gleisi recebeu R$ 1 milhão desviados do esquema de corrupção na Petrobras para campanha eleitoral dela ao Senado em 2010.

O dinheiro teria sido direcionado para campanha eleitoral de Gleisi em quatro parcelas de R$ 250 mil. O repasse teria sido realizado, segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), através de empresas de fachada do doleiro Alberto Youssef contratadas pela Petrobras a firmas de Rodrigues.

Ainda segundo a PGR, os recursos foram liberados pelo ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, cujo objetivo seria obter apoio político de Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo para se manter no cargo.