Política

Prefeitos buscam criar nova rede de urgência e emergência

Gestores também decidiram criar um novo consórcio de saúde

Por Tribuna Independente 28/06/2017 08h08
Prefeitos buscam criar nova rede de urgência e emergência
Reprodução - Foto: Assessoria

Os prefeitos e os secretários municipais que compõem a quarta e a oitava regiões de saúde definiram ontem (27), com apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) a criação de uma Rede de Urgência e Emergência para melhorar a qualidade dos serviços nas cidades, principalmente  no interior do estado.

Segundo informações concedidas pela AMA, Palmeira dos Índios é a cidade referência de saúde da região onde estão localizados o Hospital Regional Santa Rita e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os gestores também decidiram criar um novo consórcio de saúde.

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley, na atual situação da saúde nas cidades, a criação de mais um consórcio é o formato adequado para se fazer saúde e a melhor saída para reduzir custos.

A AMA tem estimulado e orientado as equipes técnicas sobre os procedimentos necessários, como aprovação pelas câmaras de vereadores.

O prefeito de Palmeira, Julio Cesar (PSB) disse que os municípios não podem mais ficar dependendo do corredor do Hospital geral do Estado (HGE), localizado em Maceió e que o modelo de gestão de saúde, que desloca o usuário para a capital alagoana é ineficiente e ultrapassado.

Os prefeitos fizeram uma pactuação para reorganizar a saúde e garantir o serviço a partir do início de julho.

A oitava região de saúde é composta pelos municípios de Palmeira dos Índios, Igaci, Belém, Estrela de Alagoas, Maribondo, Minador do Negrão, Cacimbinhas e Tanque D’Arca. Também participaram prefeitos de Paulo Jacinto e Quebrangulo.

A iniciativa, reitera o presidente Hugo Wanderley, conta com apoio irrestrito da Associação dos Municípios Alagoanos para garantir maior atenção à saúde.