Política

Relator apresenta parecer favorável à reforma trabalhista na CCJ do Senado

Oposicionistas tentaram adiar o andamento dos trabalhos na comissão, mas votação do texto no colegiado deve ser mantido na próxima quarta-feira (28)

Por G1 21/06/2017 11h24
Relator apresenta parecer favorável à reforma trabalhista na CCJ do Senado
Reprodução - Foto: Assessoria

O relator da reforma trabalhista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), fez a leitura, na manhã desta quarta-feira (21), de parecer favorável à proposta aprovada pela Câmara dos Deputados.

Durante a sessão, partidos de oposição ao governo Michel Temer tentaram adiar a análise da reforma na Comissão .

O plano de Jucá é apresentar o parecer nesta quarta-feira e votar o texto na comissão na próxima quarta-feira (28). No início da sessão, porém, parlamentares da oposição fizeram questionamentos sobre o andamento dos trabalhos no colegiado.

Os oposicionistas reclamaram que nenhuma audiência pública foi feita para debater a constitucionalidade do projeto. Eles solicitaram o agendamento desses debates antes da votação do texto na comissão.

A reunião teve momentos de embate entre senadores. Demonstrando irritação, Jucá chegou a afirmar: “Por que não vota logo [o relatório] para vocês derrotarem a gente? Vocês não têm voto?”, disse.

“Vossa excelência tem que ter respeito na discussão”, respondeu a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Na terça (20), o governo sofreu uma derrota ao ter um relatório favorável à reforma trabalhista rejeitado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

Na tarde de terça-feira (20), Romero Jucá, que é líder do governo no Senado, afirmou que seu parecer será favorável à proposta aprovada pela Câmara.

Acordo

Na negociação entre os senadores da base e da oposição, ficou definido que uma audiência pública será feita na terça-feira (27). Na quarta, está prevista a leitura de votos em separado, a discussão e o encaminhamento pelos parlamentares, além da votação do parecer na CCJ, mantendo o plano do governo.