Política

Rui Palmeira convoca população para audiência do Plano Plurianual

Audiência é oportunidade para ouvir demandas da população, que participa da discussão contribuindo com ideias

Por Secom / Maceió 14/06/2017 15h23
Rui Palmeira convoca população para audiência do Plano Plurianual
Reprodução - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió vai realizar, no próximo sábado (17), a primeira audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual Municipal (PPAM) 2018/2021. De acordo com o prefeito Rui Palmeira, a audiência é uma oportunidade para ouvir as demandas da população, que participa da discussão contribuindo com ideias para o desenvolvimento do Município.

Esta primeira audiência será realizada, a partir das 8h, na Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento e vai discutir políticas públicas para os bairros do Barro Duro, Jacintinho, Serraria, Feitosa e São Jorge.

Para o prefeito, as audiências representam uma importante interação entre a Prefeitura e a população. “Trabalhamos para uma gestão participativa, escutando a população e, muitas vezes, já alteramos projetos atendendo as demandas apontadas durante audiências e visitas nas comunidades. Para nós é um momento de entender melhor as necessidades de cada região e buscar melhorias com ações mais eficazes”, detalhou.

O Plano é um instrumento previsto no Artigo 165 da Constituição Federal e no Artigo. 74 da Lei Orgânica Municipal, que sintetiza o planejamento previsto para o município de Maceió para um período de quatro anos. “No Plano deve constar tudo que será feito pela Prefeitura até o primeiro ano da próxima gestão, a exemplo de programas e ações, o que torna esses momentos com a população ainda mais importantes”, acrescentou Rui.

Para tornar possível a participação da população no processo de elaboração do Plano, Maceió realizará oito audiências consultivas, uma por região administrativa, e deixará disponível no site da Prefeitura, entre os dias 17 de junho e 14 de julho, o “Portal do Cidadão” www.portaldocidadao.maceio.al.gov.br como um canal de sugestão para aproximação entre a Administração Municipal e a população de Maceió.

As audiências terão como base de discussão três, dos quatro eixos do Plano Plurianual Municipal: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura e Ambiente. As sugestões serão encaminhadas às secretarias e órgãos responsáveis, de acordo com a área correspondente. Quando pronto, o Plano será remetido à Câmara Municipal de Maceió (CMM) para aprovação.