Política

Juiz anula aumento salarial de vereadores de Maceió

Kelmann Vieira, presidente da mesa diretora da Câmara Municipal, ressalta que novos salários nunca foram pagos na Casa

Por Tribuna Independente 13/06/2017 08h20
Juiz anula aumento salarial de vereadores de Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

O juiz Antônio Emanuel Dória Ferreira determinou a anulação do aumento salarial dos vereadores de Maceió, aprovados pelos mesmos em dezembro de 2016. Mesmo cabendo recurso da decisão, o presidente da Câmara Municipal de Maceió (CMM), Kelmann Vieira (PSDB), garante que decisão será cumprida.

Os salários dos vereadores de Maceió foram aumentados de R$ 15 mil para R$ 18.986,00 em sessão realizada logo após os deputados estaduais aprovarem o aumento de seus próprios salários.

Por meio da assessoria de comunicação da Casa de Mário Guimarães, Kelmann ressaltou que o aumento salarial sequer estava sendo pago. “Qualquer decisão judicial deve ser sempre cumprida, mas no caso dos vereadores de Maceió não há o que cumprir de fato, porque os parlamentares nunca receberam o novo valor. O reajuste nunca foi implantado”.

Em sua decisão, o magistrado ressalta que o aumento salarial dos vereadores está em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) por descumprir a exigência de 180 dias para aplicar nova remuneração de mandatários de poder.

Outros fatores incidem sobre a aprovação de reajuste salarial de parlamentares, como os limites comparativos entre as esferas da União contidos na Constituição Federal. Um vereador pode receber, dependendo do tamanho da cidade, até 75% da remuneração de um deputado estadual e os aumentos só podem ocorrer de uma legislatura para outra, considerando a arrecadação do município. Somente os mandatos que iniciam em 2021 poderão ter novos salários.

PARECER

O presidente da CMM, por meio da assessoria de comunicação, também ressaltou uma solicitação de parecer ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), ainda começo deste ano, sobre a legalidade do aumento salarial dos vereadores.

Segundo a assessoria da Casa de Mário Guimarães, esse parecer nunca foi entregue.

“O novo salário nunca foi pago, também, porque o parecer do TCE nunca foi entregue. A LRF proíbe reajustes salarias três meses antes e três meses depois de eleição, mas não especifica se vereadores estão inclusos nessa regra. Esse foi o questionamento da mesa diretora”, explica.