Política

Câmara de Maceió debate na segunda o combate ao trabalho infantil

Durante sessão, também será conferida a Comenda Neide Castanha a entidades que se dedicam nas ações contra a exploração sexual de crianças

Por Assessoria / Câmara de Maceió 11/06/2017 09h32
Câmara de Maceió debate na segunda o combate ao trabalho infantil
Reprodução - Foto: Assessoria

Na próxima segunda-feira (12), às 9h, a Câmara Municipal de Maceió realiza audiência pública para discutir proposições e alternativas referentes à campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantil. A audiência foi proposta pelo vereador Siderlane Mendonça (PEN) e aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa.

Foram convidados a participar representantes de diversas entidades ligadas à proteção da infância e a sociedade civil. As propostas apresentadas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis para que possam ser tomadas as medidas capazes de minimizar a situação de exploração da mão de obra infantil que hoje ainda afeta milhares de crianças no País.

“Nossa preocupação é combater esse tipo de prática que expõe a infância muitas vezes a situações degradantes. Lugar de criança é na escola e não trabalhando. É nosso papel como cidadão e representante do povo proteger a infância. Daí, decidimos pela audiência pública e estamos convocando a sociedade a participar. É fundamental que as pessoas apresentem propostas e sugestões para combater esse grave problema”, afirma o vereador Siderlane Mendonça.

Além da audiência, também será concedida a Comenda Neide Castanha ao Núcleo de Atendimento Psicossocial (Naps) e ao Projeto Vira Vida. A honraria foi criada em 2010 para reconhecer instituições públicas e privadas, além de personalidades da sociedade civil pela contribuição nas ações de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Assistente social, Neide Castanha era referência no Brasil e no exterior de militância na defesa pelos direitos da criança e do adolescente. Ela faleceu no dia 27 de janeiro de 2010.