Política

Sintufal protesta contra demissão de gestora do Hospital Universitário

"É um verdadeiro golpe e gravíssimo ataque" afirma o Sindicato em nota aprovada pela categoria em assembleia

Por Ascom/Sintufal 08/06/2017 08h22
Sintufal protesta contra demissão de gestora do Hospital Universitário
Reprodução - Foto: Assessoria

O Sindicato dos Trabalhadores da Ufal realizou assembleia extraordinária, na manhã desta quarta-feira (07/06), no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) para discutir a autonomia universitária diante dos últimos acontecimentos que resultaram na exoneração da superintendente da EBSERH, Fátima Siliansky, responsável pela administração  do HUPAA. "É um verdadeiro golpe e gravíssimo ataque" afirma o Sindicato em nota aprovada pela categoria.

A nota do Sintufal segue afirmando que "o presidente  da EBSERH, Kleber Morais, nomeado pelo ilegítimo e golpista Governo Temer, confirma, com este ato de exoneração,  o interesse deliberado da direção nacional desta Empresa em promover um estado de crise e conflito permanente dentro do HUPAA/UFAL, servindo apenas àqueles que querem aprofundar o processo de desmonte dos serviços públicos e precarização do trabalho. Acima de quaisquer diferenças em nossas avaliações acerca do que representa o modelo da EBSERH, precisamos lutar contra essa absurda ingerência no nosso HUPAA que tem como objetivo desmontar um projeto democrático de gestão pública" .

O Sindicato em sua nota esclarece que "A partir da gestão de Fátima Siliansky no HUPAA, houveram avanços fundamentais no diálogo com os trabalhadores e na busca pela resolução democrática dos conflitos e problemas do hospital. Em completo contraste com a gestão anterior do HUPAA, a Superintendência vinha efetivamente buscando criar um ambiente democrático, com constante diálogo com os sindicatos, com a valorização do Conselho Consultivo e de transparência na gestão".

Ao final o documento aprovado na assembleia diz que "em nome da solidariedade de classe, da defesa da educação e saúde públicas, gratuitas, universais e de qualidade socialmente referenciada, da autonomia universitária, da defesa do HUPAA/UFAL, fazemos um chamado a todos trabalhadores da UFAL para lutarmos incansavelmente,  lançando mão de todos os instrumentos legítimos de luta que dispomos, contra essa absurda ingerência no nosso Hospital".