Política

Rui Palmeira coordena trabalhos da Defesa Civil em Maceió

Participam das ações todas as secretarias municipais envolvidas na operação

Por Ascom / Seds 28/05/2017 17h41
Rui Palmeira coordena trabalhos da Defesa Civil em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

O prefeito Rui Palmeira coordena, neste domingo (28), os trabalhos da força-tarefa da Prefeitura montada especialmente para atuar no socorro às comunidades atingidas pelas chuvas em Maceió. Participam das ações todas as secretarias municipais envolvidas na operação. O prefeito também visitará pontos da cidade atingidos pelo temporal.

“Estamos todos mobilizados. Ontem mesmo, em Brasília, já mobilizamos o Exército e diversos Ministérios, como o da Cidades, da Integração, dos Transportes, do Turismo e a própria Presidência da República. Estamos pessoalmente acompanhando os trabalhos que envolvem todos os órgãos municipais”, afirma Rui Palmeira.

O prefeito destacou as parcerias firmadas e agradece o apoio dos órgãos e instituições que se juntaram à Prefeitura para atendimento às famílias atingidas pelas chuvas.  “Estamos contando com as parcerias do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Nacional já está em Maceió, o Exército já liberou cem homens para nos ajudar e agora, o foco é fazer as evacuações nas áreas de mais risco, retirar as pessoas, que infelizmente permanecem em áreas de extremo risco. Nossa meta é inicialmente, pagar o aluguel social para elas, cadastrá-las no programa Minha Casa, Minha Vida e até o final do ano, buscar uma nova moradia para essas famílias”, destaca.

Até o momento, 469 famílias desalojadas ou desabrigadas já foram atendidas pelas equipes de Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Foram registrados 123 deslizamentos de barreiras, 77 ameaças de quedas de árvores, quatro óbitos e quatro desaparecidos. Outras 35 vítimas foram atendidas e encaminhadas para unidades hospitalares, sendo que uma permanece internada.

Segundo o prefeito, a força-tarefa permanecerá mobilizada até que a situação esteja estabilizada “A força-tarefa atuará até quando for necessário. Vamos, na próxima semana, continuar nesta ação, buscando atender as famílias desabrigadas e recuperar as áreas da cidade afetadas. Vamos intensificar a recuperação de vias, a limpeza, a conservação e a iluminação da cidade, buscando restaurar a normalidade, tão logo cessem as chuvas”, afirmou Rui Palmeira.

Participaram da reunião os secretários de Governo, Tácio Melo, de Infraestrutura, Ib Breda, da SMTT, Antonio Moura, da Assistência Social, Celiany Rocha, da Comunicação, Clayton Santos, de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli, de Segurança Comunitária Coronel, Ivon Berto, da Defesa Civil, Dinário Lemos, e os superintendentes municipais de Iluminação Pública, Frederico Lins e de Limpeza Urbana, Davi Maia. O vice-prefeito Marcelo Palmeira também coordena a Força Tarefa, acompanhando as ações da municipalidade.