Política

Renan Filho sobrevoa e visita áreas afetadas pelas chuvas em AL

Ele se reuniu com secretários e integrantes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil neste domingo

Por Agência Alagoas/Severino Carvalho 28/05/2017 13h57
Renan Filho sobrevoa e visita áreas afetadas pelas chuvas em AL
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho se reuniu, na manhã deste domingo (28), no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, com secretários estaduais e integrantes do comando do Corpo de Bombeiros (CB), da Defesa Civil Estadual e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. O chefe do Poder Executivo recebeu informações atualizadas sobre a situação das chuvas em todo o Estado e determinou a adoção de medidas de socorro e assistência às vítimas das enchentes e deslizamentos nos municípios afetados.

Após o encontro, Renan Filho sobrevoa de helicóptero os municípios mais atingidos pelas chuvas, dentre os quais: Atalaia, Jacuípe, União dos Palmares, Marechal Deodoro e Murici. Acompanham o governador: o coordenador estadual de Defesa Civil, major Moisés Pereira, e os secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, e de Saúde, Christian Teixeira.

“Vou aproveitar esta manhã de hoje, após uma reunião de monitoramento, de acompanhamento e de determinação de novas ações, para visitar uma série de municípios. Vamos olhar de perto a situação e levar a Defesa Civil do Estado, se colocar à disposição dos prefeitos das administrações locais para que a gente fortaleça o trabalho e o Estado de Alagoas ofereça respostas rápidas à população, que é isso o que o cidadão está esperando”, afirmou o governador.

No sábado (27), Renan Filho decretou situação de emergência em Maceió e em Marechal Deodoro. Outros municípios podem passar a integrar o decreto, conforme avaliação técnica caso a caso.

O número de desabrigados em todo o Estado se aproxima de mil famílias, conforme dados colhidos até o momento. Em Maceió, 212 estão desabrigadas e 650 desalojadas. Em Marechal Deodoro, são 250 famílias desabrigadas. No Pilar, 30 desabrigadas e 35 desalojadas; em Atalaia são cerca de 200 famílias desalojadas.

Em Jacuípe, famílias foram desalojadas e desabrigadas durante esta madrugada, por causa da elevação do nível do rio, que dá nome à cidade. Ainda não se tem números porque o município da região Norte encontra-se sem comunicação.

De acordo com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o nível dos rios Paraíba e Mundaú permanece elevado, embora tenha se estabilizado. A preocupação maior é com o Mundaú, porque chove com intensidade nos municípios pernambucanos de Correntes e Canhotinho, onde ficam as cabeceiras do rio.

Outra preocupação é com os níveis das lagoas Mundaú e Manguaba, que mesmo com a diminuição das chuvas permanecem a acumular água pelos próximos três dias, afetando diretamente os municípios de Marechal Deodoro e Pilar.

“Durante a tarde deste domingo, as chuvas se concentram no extremo Norte de Alagoas, na região de Jacuípe, e em parte da Zona da Mata. Amanhã, o tempo fica mais seco em todo o Estado”, informou o meteorologista da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho.

Maceió

Em Maceió, quatro pessoas morreram no sábado (27) em soterramentos causados por deslizamentos de barreiras em grotas da capital. Quatro pessoas permanecem desaparecidas no bairro de Santo Amaro. As buscas prosseguem.

“Estamos trabalhando arduamente desde ontem. Iniciamos com a retirada de entulhos, pertences e procurando os corpos das vítimas. Chegou uma hora que tivemos de usar máquinas, porque já não dava mais para usar as ferramentas como pás e enxadas. O terreno está muito encharcado e instável. Isso nos obrigou a retirar as máquinas pesadas, pois havia risco de novos deslizamentos. Tentamos a utilização de máquinas leves, que também foi contraindicado. Estamos agora solicitando o auxílio de um geólogo para uma avaliação da área para que a gente possa colocar nossos bombeiros com segurança e fazer o resgate das vítimas”, informou o tenente-coronel CB Ricardo Cruz.