Política

Vereadores de Maceió aprovam Projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Rock

Objetivo é incentivar produção cultural na cidade, já que Maceió registra existência de diversas bandas de Rock

Por Assessoria / Câmara de Maceió 24/05/2017 17h45
Vereadores de Maceió aprovam Projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Rock
Reprodução - Foto: Assessoria

Os vereadores de Maceió aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira (24) projeto de lei que institui todo segundo sábado de janeiro como o Dia Municipal do Rock. O PL de número 46/2017 é de autoria do vereador Lobão (PR) e foi aprovado em segunda discussão. O texto agora segue para sanção ou veto do Poder Executivo.

De acordo com o autor da proposta, a criação do Dia Municipal do Rock tem justificativa muito pertinente. “Maceió tem uma cena cultural muito boa. Maceió tem uma cena cultural voltada ao rock também de muita força e representatividade. Pensando nisso, resolvi apresentar o projeto que foi aprovado, por unanimidade, aqui na Casa por meus pares”, declarou Lobão, que tem interesse pessoal na criação do Dia, já que ele é vocalista de uma banda de rock, que está no cenário da música desde 1997.

Também compositor da banda, que é composta por outros três componentes (baixo, guitarra e bateria), Lobão afirmou que o Dia do Rock maceioense é uma maneira de incentivar as bandas a criar suas próprias composições.

“Escrevi minha primeira letra de música em 1996. No ano seguinte, criei, com meus companheiros, a banda. De lá para cá, estamos na estrada com composições autorais. Por isso, creio e espero que o Dia Municipal do Rock também seja um incentivo para que o pessoal aqui em Maceió se motive a criar suas próprias canções”, disse Lobão.

O vereador disse ainda que, uma vez sancionada pelo prefeito Rui Palmeira, sua assessoria e todos que fazem o rock em Maceió devem se debruçar sobre a lei para criar eventos para o Dia do Rock em Maceió, todo segundo sábado de janeiro.

“A primeira coisa era aprovar a lei. Isso aconteceu aqui na Câmara. Agora, esperar pela sanção do Executivo. Em seguida, vamos trabalhar em cima de eventos para a data, como, por exemplo, cria um festival de rock”, avaliou o vereador que está em sua primeira legislatura e foi o mais votado na eleição de 2016.

ORDEM DO DIA

Além do projeto de Lobão, os vereadores discutiram e aprovaram, entre outros projetos de lei, um que inclui no calendário oficial de Maceió o Dia Municipal de Orientação do Parkinsoniano, em segunda discussão, de autoria da vereadora Tereza Nelma (PSDB). Também foi aprovado, em segunda discussão, projeto de lei que dispõe sobre a implantação do programa médico nas creches no município de Maceió e dá outras providências. O texto é de autoria da vereadora Silvânia Barbosa (PRB).

Além disso, mensagem do Executivo que estabelece a meia passagem aos domingos, no âmbito do sistema de transporte público de passageiros na capital, foi lida em Plenário. Agora, o texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para receber parecer.