Política

Senador Benedito de Lira consegue liberação de milho para Alagoas

Direção da Conab decidiu que proprietários com até 10 módulos fiscais, cerca de 30 hectares, terão o direito de adquirir o milho

Por Tribuna Independente 12/05/2017 09h57
Senador Benedito de Lira consegue liberação de milho para Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Ao atender um apelo feito pelo senador Benedito de Lira (PP), em discurso da tribuna do Senado, a direção da Conab decidiu que proprietários com até 10 módulos fiscais, cerca de 30 hectares, terão o direito de adquirir o milho do estoque da Conab.

Antes, a venda só era permitida para aqueles proprietários com até quatro módulos fiscais, ou seja, propriedades com até 12 hectares. Com essa flexibilização, todos os produtores de Alagoas poderão ser atendidos.

O senador Benedito de Lira explicou que a flexibilização do critério atende plenamente os objetivos da portaria do governo que autorizou a Conab a liberar o milho de seu estoque para socorrer os produtores rurais atingidos pela seca do Nordeste.

No total, estão sendo liberados 200 mil toneladas de milho para o semiárido. O produto está sendo vendido a R$ 33 reais a saca de 60 quilos, que é menos da metade do preço de mercado.

O benefício social é imenso. Com a disponibilidade do estoque de milho, os produtores vão poder alimentar os rebanhos de suínos, caprinos e ovinos, já que a longa estiagem praticamente devastou as pastagens no semiárido nordestino.

A liberação do milho foi anunciada pelo presidente Michel Temer no dia 15 de fevereiro, mas a portaria só foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de março.

Na tarde de quinta-feira (11), o senador Benedito de Lira comunicou a decisão da Conab aos lideres classistas de Alagoas.