Política

Partido dos Trabalhadores decide por candidatura única em Alagoas

No próximo domingo, filiados ao PT devem eleger o ex-vereador Ricardo Barbosa presidente do diretório estadual

Por Tribuna Independente 05/05/2017 09h31
Partido dos Trabalhadores decide por candidatura única em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

O Partido dos Trabalhadores (PT) saberá quem será o responsável por dirigir a sigla em Alagoas no próximo domingo (7). Como candidato único se apresenta o nome de Ricardo Barbosa, ex-vereador por Maceió e aliado do atual presidente do Diretório Estadual, deputado Paulão.

Representando a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), Barbosa disse à reportagem da Tribuna Independente que houve um acordo para manter apenas uma candidatura.

“Ontem [quarta-feira] teve um acordo chancelado pela executiva nacional que apontou no sentido de única candidatura e acredito que foi importante. Então, houve uma fusão da CNB que eu represento, com a chapa Muda PT. Essa fusão arredondou em 91% do congresso e em torno dela a gente fez um acordo de não haver uma disputa para presidente”, explicou Barbosa.

Barbosa informou ainda que as chapas unirão forças e objetivos, mas que as diferenças não deixarão de existir.

“É obvio que o acordo não teve a pretensão impossível de elidir diferenças, pois elas são fundamentais em qualquer processo democrático. Mas, foi um acordo para  manter a unidade do partido em torno do que é fundamental para nós agora que é a defesa do PT. Daí, a gente pode apontar uma nova plataforma política, um programa que atenda as nossas necessidades de resistência contra os ataques que a gente vem sofrendo. Um partido que funcione”, destacou Ricardo Barbosa.

A outra chapa em disputa pela presidência do PT seria encabeçada pela jornalista Elida Miranda.

Retorno ao governo estadual está descartado

Outro assunto que vem sendo repercutido em Alagoas é a reaproximação novamente do PT com o PMDB, tanto que ultimamente o senador e líder peemedebista, Renan Calheiros, vem fazendo diversas críticas ao governo Temer e as reformas apresentadas e debatidas no Congresso Nacional.

A aproximação seria também através do retorno do petista Joaquim Brito para o Governo de Alagoas, que já esteve à frente da Secretaria de Estado e do Desenvolvimento Social.

“Não existe essa possibilidade. Independentemente de que alguns companheiros do partido de forma democrática tenham o direito de expressar sua opinião, alguns acham que deveriam voltar, outros acham que não. Mas, o PT do ponto de vista da sua direção está unânime, fechado, com a posição de que não devemos voltar para o governo. Qualquer outra situação que seja discutida é especulação”, garantiu Ricardo Barbosa.

Entretanto, Barbosa deixou em aberto um possível acordo em 2018 com o governador Renan Filho (PMDB).

“Isso não significa e é até bom deixar claro, que nós estejamos fechando portas ou querendo adiantar alguma posição do PT em relação a 2018. Não tem absolutamente nada a ver. Ano que vem é um novo cenário, vamos discutir como ele se apresentar para gente. Nós saímos do governo do PMDB por não concordar com a posição que o partido assumiu no golpe contra a nossa presidenta. Hoje, setores do PMDB já estão se voltando contra os atos do Temer”, disse.

Nascimento quer partido mais organizado

No final de abril, o militante petista e que pertence a corrente CNB, liderada pelo deputado Paulão (PT) foi eleito presidente do diretório municipal do partido com 62% dos votos dos filiados.

A eleição chegou a ir para o segundo turno. Ele venceu a professora Sandra Lira, candidata do movimento Muda PT. Para a reportagem da Tribuna Independente, Nascimento falou sobre a expectativa e o que deve fazer à frente do diretório municipal.

“Encerrada a votação já iniciamos um diálogo com nossa companheira Sandra que ficou em segundo lugar para iniciar uma gestão compartilhada da diretoria. A nossa ideia é retomar o processo de organização do PT em Maceió a partir primeiro de uma gestão qualificada, com os melhores quadros para dirigir o partido na capital. Há um consenso em relação a esse entendimento”, declarou.

O presidente eleito ressaltou também que a nova direção vai estabelecer um procedimento estratégico para os próximos dois anos onde o PT vai definir coletivamente quais vão ser as metas para o partido em Maceió. “Mas o que eu já te adianto é que primeiro vamos intensificar as reuniões, plenárias e encontros de bases aqui. Compromisso de campanha que nós fazemos questão de cumprir. O segundo ponto é o PT ter acento nos principais temas da sociedade. Como os debates em relação às reformas. Vamos também começar a articular quadros que possam disputar de forma competitiva a eleição de 2018 e 2020. Temos como meta mapear e identificar os melhores quadros e oferecer bons nomes para a sociedade alagoana”.