Política

CEI vai ouvir Procon sobre preço dos combustíveis em Maceió

Nova reunião do grupo acontece na próxima quarta-feira (10) às 14h

Por Assessoria / Câmara de Maceió 04/05/2017 17h23
CEI vai ouvir Procon sobre preço dos combustíveis em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

O Procon será o primeiro órgão a ser ouvido pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga os preços dos combustíveis em Maceió. O convite foi aprovado em reunião da CEI, que aconteceu nesta quinta-feira (4), por sugestão do relator, o vereador Silvânio Barbosa (PMDB). De acordo com o parlamentar, a intenção é receber o Procon em nova reunião do grupo, que acontece na próxima quarta-feira (10), mais uma vez às 14h. Depois de ouvir o órgão fiscalizador, a CEI deve definir outras convocações.

Além do convite ao Procon, ficou definido na reunião de trabalho desta quinta-feira a ordem para expedição de ofícios, solicitando informações, à Secretaria Municipal de Finanças, ao secretário de Estado da Fazenda, Jorge Santoro, e à Distribuidora Petrobrás.

“A CEI tem, regimentalmente, 60 dias para concluir os trabalhos e igual período para prorrogação, se for preciso. Por isso, é necessário que façamos tudo com calma, com método e cautela, no sentido de que a gente não cometa injustiças. Dessa forma, vamos convidar o Procon para que o órgão nos traga subsídios e dados técnicos do que eles já levantaram a respeito do que acontece com a comercialização do combustível em Maceió. Esses dados vão facilitar o andamento da CEI”, destacou o relator da comissão que é presidida por José Márcio Filho (PSDB), tem como vice Luciano Marinho (PTN), e demais membros Samyr Malta (PSDC), Francisco Sales (PPL), Silvânia Barbosa (PRB), além de Silvânio como relator.

CEI

A CEI dos combustíveis foi criada por requerimento do vereador José Márcio Filho, após o próprio parlamentar e a Casa de Mário Guimarães terem recebido inúmeras reclamações e denúncias de suposto cartel no preço do combustível cobrado em Maceió. Levantamento feito pela comissão, aponta para tabelamento do preço, já que, em mais de 115 postos pesquisados na capital alagoana, a diferença da gasolina, por exemplo, não chega a R$ 0,05 centavos. Outro motivo que justifica a criação da CEI é que o valor do produto em cidades alagoanas como Arapiraca que está, em algumas bombas, pelo menos R$ 0,30 centavos a menos.

LÍDER COMUNITÁRIO

Durante a sessão ordinária desta quinta, os vereadores utilizaram a tribuna da Casa, para saudar o Dia do Líder Comunitário, comemorado nesta sexta-feira (15). O líder do governo, Eduardo Canuto (PSDB), parabenizou a categoria.

“Quantos aprendizados e amadurecimento na minha vida pública como vereador eu consegui no convívio com os líderes comunitários aqui em Maceió. Uma função, uma missão nobre que muitos, muitos colegas aqui na Casa iniciaram seus trabalhos em localidades que precisam da atuação do Poder Público. Por isso, já registro aqui os parabéns aos amigos que fazem esse trabalho, que não é fácil”, afirmou Canuto.

A categoria também foi homenageada na fala do vereador Francisco Sales (PPL). “Ser líder comunitário é se dedicar a ajudar as pessoas. Eles realmente se entregam, saem da zona de conforto para auxiliar ao próximo. O líder comunitário pratica o bem-estar social, luta pelo bem da comunidade, tem olhar atento à criança, que é nosso futuro. Admiro o líder comunitário. Daqui da tribuna, quero mandar um abraço a todos vocês”, disse Sales.

Em diversos apartes, outros parlamentares também prestaram homenagens.