Política

Enio Pimenta toma posse e inicia gestão à frente do Ministério Público de Contas

Natural de Salvador, novo procurador-geral tem 38 anos e está no órgão desde março de 2011

Por Tribuna Independente 06/04/2017 09h47
Enio Pimenta toma posse e inicia gestão à frente do Ministério Público de Contas
Reprodução - Foto: Assessoria

Tomou posse na quarta-feira (5), o novo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Enio Andrade Pimenta, nomeado na última segunda-feira (3), pelo governador Renan Filho (PMDB).

Enio Pimenta quer conduzir os trabalhos de maneira firme e serena, buscando sempre a harmonia e o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) nas demandas levadas pelo MP de Contas.

“A efetividade da atuação do nosso órgão depende, na maioria das vezes, de decisões do TCE/AL, razão pela qual o aprimoramento da atuação da Corte de Contas é essencial para o controle das contas públicas”, declarou.

ATUAÇÃO

Uma das frentes de atuação do novo procurador-geral é dar continuidade a busca pela melhoria da estruturação do Ministério Público de Contas, principalmente a autonomia administrativa e financeira do órgão, que é uma luta antiga.

“Vamos buscar o apoio do Tribunal de Contas para conquistar nossa autonomia e já contamos com aprovação da presidente da Corte, conselheira Rosa Albuquerque, que disse ser favorável a nossa independência administrativa e financeira”, ressaltou Enio Pimenta.

FORMAÇÃO

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, Enio Pimenta já atuou como gestor Governamental na Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe e analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União.

No MP de Contas, foi corregedor-geral e antes de assumir o comando do órgão estava como titular na 3ª Procuradoria de Contas e como subprocurador-geral no último biênio.

Enio Pimenta tem 38 anos, é natural de Salvador-BA, e está no Ministério Público de Contas desde março de 2011, quando foi empossado procurador de Contas da instituição que tem sede no TCE.