Política

Deputados estaduais rebatem crítica de Arthur Lira sobre reforma previdenciária

Parlamentares alagoanos citam que o Legislativo deu andamento a uma série de debates

Por Tribuna Independente 05/04/2017 09h59
Deputados estaduais rebatem crítica de Arthur Lira sobre reforma previdenciária
Reprodução - Foto: Assessoria

A crítica do deputado federal Arthur Lira (PP) direcionada aos deputados estaduais não foi bem recebida na Assembleia Legislativa do Estado.

Em entrevista à Tribuna Independente, Arthur Lira disse que os parlamentares alagoanos estão “muito folgadinhos ao não debater a reforma da Previdência”. Após a sessão de ontem (4), alguns deputados estaduais comentaram a fala de Arthur.

“Não me sinto atingido pela fala dele, mas, eu perdoo o deputado. Ele devia estar num momento de falta de lucidez. Eu condenei a reforma desde o início, saí com campanhas em outdoors, estou fazendo varias audiências públicas na Assembleia Legislativa e nos municípios falando sobre previdência. Então, eu estou apertado e não folgado, como disse o deputado”, rebateu o deputado Ronaldo Medeiros, do PMDB.

Em um segundo momento, Medeiros disse que “folgado” é quem está favorável à reforma da Previdência.

“Eu acho que folgado foi quem voltou na reforma Trabalhista e quem defende essa reforma Previdência do jeito que está aí hoje. Aí é folgado, alguém que não tem compromisso com a sociedade. A sociedade hoje ela quer uma previdência viável, todos nós queremos, agora esse projeto do governo aniquila a possibilidade de você ter uma previdência no futuro”, lembra.

Medeiros que era líder do governo na Assembleia Legislativa saiu em defesa do trabalho dos deputados estaduais e também do Executivo. “Todos os projetos que nós aprovamos do governo estão mostrando resultado, com hospitais que estão sendo construídos, estradas que estão sendo feitas, projeto pra o Canal do Sertão que o governo está fazendo”, finalizou o parlamentar.

Representando a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o vice-presidente, Francisco Tenório (PMN) também se posicionou em relação à declaração polêmica do deputado Arthur Lira.

Ele ressaltou a importância do trabalho realizado na Casa de Tavares Bastos e criticou o líder do PP na Câmara Federal ao dizer que ele precisa sair de Brasília e ouvir mais os anseios do povo.

“Isso é um linguajar peculiar do deputado Arthur Lira. O deputado precisa receber o povo, discutir com o povo, não pode estar se escondendo lá em Brasília. Acredito que ele tenha soltado [a crítica de que os deputados estaduais estariam folgadinhos] sem perceber o trabalho que a Assembleia faz. Ele precisa trabalhar, precisa seguir o exemplo da Assembleia, nós estamos trabalhando e atendendo o povo, marcado audiências públicas sobre o tema da previdência e tantos outros de importância para a sociedade. Hoje quem tem a obrigação de debater, de entender e de votar são os congressistas: deputados federais e senadores. Os deputados estaduais tem que aguardar o seu momento. O presidente Michel temer já solicitou que os funcionários estaduais e municipais fiquem fora da reforma”, avaliou Francisco Tenório.

Tenório defendeu que a reforma é necessária, mas que precisa passar por adaptações.

“É necessária a reforma estadual, como a federal. Não sei o tamanho da dose que está se aplicando, parece até que o presidente agiu que nem um vendedor de rede. Ele tenta vender com o preço lá em cima, pra no final receber o valor bem abaixo. Acho que o debate hoje tem que ser no cenário nacional, mas a assembleia vem antecipando a discussão. Nós já fizemos aqui uma reforma do AL Previdência por exemplo, amplamente discutida com a população, com os servidores com os secretários de estado. E está funcionando muito bem. Agora mesmo esta sendo debatido aqui na ALE a previdência complementar”, citou Francisco Tenório.