Política

Sindjornal, Fenaj e deputado se reúnem para debater "censura" no jornalismo

O jornalista Davi Soares, que foi alvo de ação de um deputado estadual, estava presente

31/03/2017 18h41
Sindjornal, Fenaj e deputado se reúnem para debater 'censura' no jornalismo
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma reunião no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) na tarde desta sexta-feira (31) debateu sobre a proibição judicial do jornalista Davi Soares de falar sobre o deputado estadual Antonio Albuquerque (PTB). Estavam presentes na reunião a 2ª vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Valdice Gomes, o presidente do Sindjornal, Flávio Peixoto, o deputado federal alagoano Paulão (PT), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, e o próprio jornalista Davi Soares.

O deputado federal Paulão vai levar a questão para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, em Brasília. Segundo o jornalista Davi Soares, a reunião foi importante, pois foram definidas algumas estratégias para que a questão da censura não seja tratada como um fato qualquer. “Tem um efeito nocivo à imprensa. Não deve haver retrocesso nas conquistas da Constituição”, comentou o jornalista à reportagem do Tribuna Hoje.

A representante da Fenaj, Valdice Gomes, afirmou que a conversa foi extremamente produtiva, pois foi apresentado ao deputado Paulão o ‘Relatório de 2016 da Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil’. “Apresentamos para ele os casos que entendemos que são como uma ‘censura judicial’ à imprensa”, falou Valdice.

O assessor da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, Pedro Montenegro, afirmou à reportagem que, na próxima quarta-feira (5), o assunto será levado para ser debatido na Comissão. “Paulão vai propor que a ONU [Organização das Nações Unidas] seja informada desses casos. Não é apenas um ataque a um jornalista, trata-se de um atentado à liberdade de expressão”, disse o assessor.

O caso

O jornalista Davi Soares, responsável pelas publicações locais no portal Diário do Poder, está proibido temporariamente de escrever qualquer reportagem, artigo ou mesmo publicar fotos do deputado estadual Antonio Albuquerque (PTB) até que uma ação impetrada pelo parlamentar contra o repórter seja julgada.

A decisão é do juiz da 3ª Vara Criminal da Capital, Carlos Henrique Pita Duarte, em 8 de março deste ano, mas só publicada no sistema eletrônico do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) no dia 13 de março. Uma audiência de conciliação está marcada para 9 de agosto.

O juiz também determinou que matérias publicadas nos dias 13 janeiro, 2 e 17 de fevereiro deste ano fossem retiradas do ar, após Davi Soares ser notificado, sob pena de pagamento de multa de R$ 1.000,00 por dia.

Outros repórteres de Alagoas também estão sendo alvos de processos de políticos: Odilon Rios é editor do site Repórter Alagoas, Fernando Araújo é do jornal Extra e Victor Avner está sendo processado por reportagem publicada no Extra.

O advogado do repórter Fernando Araújo, Rodrigo Luís Duarte Medeiros, também estava presente na reunião desta sexta no Sindjornal.