Política

Sindjornal denuncia censura a jornalistas alagoanos em reunião da Fenaj

Na ocasião, foi entregue a edição do jornal Tribuna Independente que expôs o caso de Davi Soares

Por Da Redação 25/03/2017 13h51
Sindjornal denuncia censura a jornalistas alagoanos em reunião da Fenaj
Reprodução - Foto: Assessoria

Durante a reunião de conselho de representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em Brasília, membros do sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) denunciaram as medidas de censura adotadas contra os repórteres: Davi Soares, Odilon Rios, Fernando Araújo e Victor Avner.

Na ocasião, foi entregue a edição do jornal Tribuna Independente que expôs o caso de Davi soares, que edita o conteúdo local do site Diário do Poder.

Odilon Rios é editor do site Repórter Alagoas, Fernando Araújo é do jornal Extra e Vitor Avner está sendo processado por reportagem publicada no Extra.

Os dirigentes do Sindjornal que estão na reunião da Fenaj são: Marcos Guimarães, Flávio Peixoto – presidente da entidade – e Valdice Gomes, que também é vice-presidente da Fenaj.

Para Maria José Braga, presidente da Federação, a situação alagoana não é “infelizmente” a primeira. “Estamos presenciando uma série abusos contra a atividade jornalística por parte do Judiciário que, inclusive, tem passado por cima da Constituição e quebrando o sigilo de fonte de profissionais e empresas de comunicação. Proibir um jornalista de realizar seu trabalho, impedindo que se cite nomes é uma arbitrariedade”.Na última semana, Fenaj e Sindjornal publicaram nota conjunta condenado a censura contra jornalistas.

Maria José Braga também comentou os pedidos de prisão em ações contra repórteres de Alagoas. "É inadmissível prender jornalista por causa de sua opinião".

Algumas das ações impetradas contra jornalistas pedem suas prisões.

MPE

O procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, enviou mensagem aos jornalista Davi Soares, na manhã deste sábado (25), afirmando que o Ministério Público Estadual (MPE) vai agir contra a censura. Ele considera que são decisões que não se sustentam, pois extrapolam os limites constitucionais.

“Davi, o Ministério Público é defensor intransigente da liberdade de imprensa, censura não faz parte da regra democrática. A você, Odilon, Fernando, Ricardo Mota, e todos os profissionais da imprensa, desejamos sempre o respeito a liberdade da informação como garantia constitucional. O MP tá pronto para agir, quando puder, apareça. Abraço”, diz Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.