Política

Vereadores entram em "rota de colisão" por presidência da Uveal

Para ter chapa única à Uveal, candidatos estão longe de consenso

Por Tribuna Independente 07/03/2017 09h32
Vereadores entram em 'rota de colisão' por presidência da Uveal
Reprodução - Foto: Assessoria

Consenso pode ser definido como uma resolução aceitável, uma que possa ser apoiada, mesmo que não seja a decisão “favorita” de cada um dos participantes. Mas, pelo visto essa palavra ainda não vem sendo pronunciada no dicionário dos vereadores que tentam ocupar a diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal).

Um dos candidatos, Renildo Calheiros (PMDB), de Murici diz que vem tentando um acordo com outros concorrentes para que ocorra a eleição com chapa única, mas que não está encontrando facilidade.

“A intenção é unir todos. A conversa é para que ocorra a união como foi na Associação dos Municípios Alagoanos [AMA] para não ter briga e não implodir a entidade. Na verdade estamos em busca da união da Uveal. Essa questão de eu ser o candidato a presidente não importa no momento, pois estamos procurando o consenso. Nossa chapa está mantida, seja eu ou Edinho [vereador de Coruripe e possível candidato a presidente], estamos buscando o consenso”, avalia.

Na última semana, o o pré-candidato a presidente da Uveal, o vereador de Murici, Anizio Amorim, o Anizão, também do PMDB, disse que o edital da eleição estaria apresentando brechas e não deixava claro se vereadores inadimplentes com a entidade poderiam participar do pleito ou não e confirmou ainda que se for constatado vícios nas regras eleitorais a chapa entraria com pedido de judicialização do processo.

Sobre o assunto, Renildo Calheiros alegou que Anizão teria participado das últimas gestões e que as eleições teriam ocorrido com o mesmo edital deste ano.

“Ele tem participado de todas as chapas que vem compondo a Uveal nos últimos biênios e não teve problemas. O problema é que o Anizão sempre queima a largada. Briga muito com o pessoal e aí acaba acontecendo o que está ocorrendo agora, um tumulto grande, colocando o nome do governador nas coisas. O governador está super imparcial, fora das discussões”, relatou Renildo Calheiros à Tribuna Independente.

Wanderley tenta mediar consenso

Renildo Calheiros disse ainda que vem tentando conversar e entrar em acordo com os outros possíveis candidatos e que tem como intermediador o ex-presidente da Uveal e que hoje preside a AMA, Hugo Wanderley.

“Nós tivemos uma conversa com a vereadora Graça [PDT], de Arapiraca, por intermediação do presidente Hugo. Ela estava se coligando com o PSDB. Nós conversamos também com o Claudionor Araújo [secretário-geral do PSDB]. O Hugo está servindo como intermediador para não haver briga. Os caras estão querendo queimar a eleição, judicializar. Em época de eleição geram muitas especulações, picuinhas em torno da disputa. Acredito o seguinte: o PMDB tem que se unir, por ser o maior partido do estado, por ser o partido do governador, por ser acredito eu, o partido que tenha a maior bancada de vereadores em Alagoas. É muito importante a união, não só do PMDB, por isso estamos tentando o diálogo. Eu tive diálogo com a Câmara de Maceió, com o líder da bancada do prefeito Rui, eles apoiaram a minha candidatura”, ressaltou.

Cotado como possível vice na chapa de Renildo Calheiros, o vereador em Coruripe, Edinho (PMDB), disse que também é candidato a presidente, mas que como o colega de Murici vem procurando o consenso com os vereadores de todo o estado.

“Eu sou candidato a presidente. O Renildo também. A gente está tentando entrar num consenso, pois entendemos que a Uveal ainda está fragilizada para bater chapa. É uma entidade pequena. A AMA que é mais forte e consolidada teve chapa única e eleição por consenso”.

PSDB não admite que PMDB esteja na linha de frente da Uveal

Em entrevista para a reportagem da Tribuna Independente, o secretário geral do PSDB, Claudionor Araújo, deixou claro que para haver consenso o PMDB precisa sair da linha de frente e parar de comandar as tratativas.

“Não tive nenhuma conversa ainda com o Renildo Calheiros. Já conversei duas vezes com o Edinho e com o Anizão, e estou também para conversar com o Tayrone, que também é do PMDB lá de Pilar. A situação é o seguinte: para formar chapa única eu até admito que a gente possa fazer, mas o que não queremos é que o PMDB faça o alinhamento geral do presidente da República até a Uveal. Mas, não é só por isso. É também porque queremos fortalecer a entidade, mudar o grupo que esta lá. A composição que nós fizemos até agora foi com o PDT em que a vereadora Graça Lisboa, presidente da Câmara de Arapiraca seria a candidata, mas nós conversamos e eles [PDT] chegaram a conclusão de que se caso se aliassem ao PSDB teríamos mais chances de vencer a eleição. Nós estamos juntos e em busca de mais aliados.

Por fim, Araújo disse que pode até sugerir o afastamento do PSDB da candidatura, mas que só faria isso se o PMDB também se afastasse. “Pode haver um consenso, mas que o comandante da chapa não seja o PMDB. E se eles também não quiserem o PSDB, a gente pode ter outra alternativa sem que os dois partidos estejam no comando. Podemos apostar em outro partido, tirando todos do PSDB e do PMDB e buscando nomes de outros partidos. Dessa forma não vejo nenhum problema, para fortalecer a entidade a gente topa isso”.

BRECHAS

Anizão confirmou na semana passada que teria uma reunião na segunda-feira (06) com o atual presidente da Uveal, Fabricio Faustino para tratar sobre as brechas do edital. A reportagem entrou em contato com o vereador, mas até o fechamento da edição ele estava reunido com Faustino na entidade.